netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 21 de março, realizou-se, na Casa da Cultura da Sertã, a sessão distrital do Projeto “Parlamento dos Jovens” para o ensino básico.

Treze escolas do distrito de Castelo Branco debateram e argumentaram sobre o tema em discussão este ano letivo - «Fake News» Que estratégias para combater a desinformação? - com o objetivo de elegerem as medidas pelo círculo de Castelo Branco a propor na Assembleia da República.

Foi um dia cheio de adrenalina e entusiasmo por parte de todos os presentes que, afincadamente, expressaram os seus pontos de vista.

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares esteve representado pelos alunos Carolina Boavida, Bernardo Figueira, Henrique Gardete e Diana Mateus, todos do 9.º ano, em representação da Escola Secundária Nuno Álvares, e pelos alunos Pedro Carteiro, Mariana Abrantes, Leonardo Bento e Laura Macedo, também do 9.º ano de escolaridade, em representação da Escola Básica Cidade de Castelo Branco.

Todos eles souberam fazer valer as suas posições relativamente a este tema, tendo-se destacado sempre que faziam uso da palavra.

No final da sessão, as duas escolas colocaram-se nas duas primeiras posições, tendo vencido, com muito mérito, o direito a representarem o distrito de Castelo Branco na sessão nacional, a realizar na Assembleia da República nos dias 9 e 10 de maio. De salientar, ainda, a eleição da aluna Carolina Boavida como porta-voz do distrito de Castelo Branco.

Estes alunos foram apoiados pelos professores Carla Salgueiro e Pedro Matos, tendo contado com a colaboração inestimável do semanário Reconquista que os motivou e esclareceu, na fase inicial, desta longa caminhada até Lisboa.