netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 23 de fevereiro, alunos das turmas 1.º e 3.º  B, da Escola Senhora da Piedade foram ao Cine-Teatro Avenida, para assistirem a uma das “Histórias Magnéticas”, intitulada “Não se deixem enganar!”.

Uma história musicada por Sérgio Pelágio e narrada por Isabel Gaivão, a qual retrata as vivências de uma criança que viveu a evolução do fascismo para a democracia em Portugal. Refere o terror, o medo, a pobreza cultural e económica de se viver numa ditadura e a celebração do 25 de abril, denominada de primavera da liberdade.

«Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. Sem nunca esquecermos que, hoje como ontem, é preciso estar atento às marés!»

Os alunos tiveram contato com imagens que retratavam esse período da nossa história, colocaram questões e foram convidados a retratar, em papel cenário, esse mesmo período: antes e pós 25 de abril.

Foi uma atividade muito enriquecedora que influenciará estes alunos a preservarem as marés da liberdade.