netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

A turma EFA do secundário, realizou uma atividade, com os professores do secundário para assinalar o Dia Internacional da Educação na Prisões comemorado a 13 de outubro, tendo a mesma sido enviada para concurso nacional “DIEP 2021”.

A professora de Inglês desta turma Dolores Fidalgo, lembrou-se do album dos Pink Floyd, The Wall”, no qual se encontra a canção “We don´t need no Education” e, adaptou a letra ao contexto prisional dos alunos, frisando “We all need more Education”. De seguida, ensaiou os alunos para cantarem esta canção com a respetiva letra em Inglês.

O professor desta turma de Aplicações Informática, professor Paulo Serra imprimiu a letra em folhas A4, e com a ajuda de uma aluna universitária de Estudos Musicais, Marta Domingues procederam à montagem de som desta atividade, a qual foi realizada sem a ajuda de qualquer telemóvel ou outro equipamento semelhante, de acordo com as normas de segurança seguidas por todos no Estabelecimento Prisional. O equipamento usado, foi uma máquina fotográfica velhinha, que temos na escola do Estabelecimento Prisional.

Os restantes professores da turma, reforçaram e abordaram com os alunos, a importância da escola e do ensino para o sucesso da sua reintegração.

Os alunos aderiram com muito entusiasmo a esta atividade e, os professores envolvidos também se sentiram contagiados pela alegria que a mesma trouxe ao grupo de alunos do secundário. A atividade foi enviada para concurso a nível nacional, mas o que verdadeiramente moveu a equipa de professores não foi o concurso, mas a dinâmica de interação com os alunos e o desafio de os aliciar e despertar para algo novo e desafiante!  No final do vídeo, os alunos testemunham isso mesmo e respondem a questões relacionadas com a importância do Ensino e da Educação na Prisão como sendo uma mais-valia para a sua integração futura na sociedade.