netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A professora Dolores Fidalgo, professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, desenvolveu no âmbito do dia da terra, 22 de abril, algumas atividades com as 4 turmas do 8ºano que leciona (A e B na sede do agrupamento-Escola Secundária Nuno Álvares e C e D na Escola Cidade de Castelo Branco).

Assim, e integrando a unidade que se encontra a lecionar nos 8º anos,“The Environment”(o ambiente), organizou com os alunos das turmas da Escola Cidade Castelo Branco um protesto a favor de causas ambientais, no qual os alunos em grupos, elaboraram cartazes em Inglês alusivos ao dia da terra com slogans em Inglês. Depois do trabalho elaborado em grupo, os alunos e a respetiva professora, e dentro de todas as medidas sanitárias tomadas durante a pandemia, manifestaram-se num passeio que começou em frente à Escola Cidade C. Branco e deu a volta às instalações da mesma. Neste protesto os alunos e a professora entoavam slogans em Inglês, reforçando a necessidade da defesa do planeta terra, apelando à não poluição, à poupança de água, à proteção das espécies em vias de extinção, à prevenção dos incêndios e adoção de medidas amigas do ambiente como a reciclagem. 

Nas aulas seguintes, e em articulação com as turmas A e B da Nuno Álvares os alunos envolveram-se na construção de materiais recicláveis para decoração das salas e da escola como flower pots (floreiras) e animals (animais).

Alguns dos trabalhos realizados foram expostos no átrio da Escola Cidade Castelo Branco.

Os alunos envolveram-se com entusiasmo nesta atividade e fomentaram o espírito de equipa (teamwork), capacidade de comunicação, solidariedade e criatividade, características/skills tão necessárias a um cidadão do século XXI.

A todos os alunos o meu obrigado, desejando que continuem a construir um planeta mais verde e amigo do ambiente!