netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Decorreu na Escola Faria de Vasconcelos, na Escola Secundária Nuno Álvares e na Escola Cidade de Castelo Branco, respetivamente, nos dias 15 de outubro, 29 de outubro e 12 de novembro uma ação de sensibilização/intervenção, na sala de aula, relativo à temática: “Comportamentos aditivos”.

Esta intervenção contou com a organização do Projeto de Educação para a Saúde (PES) do AENACB, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (Programa CUIDA-TE) e do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Castelo Branco, Incluído na Administração Regional de Saúde do Centro.

A ação teve uma grande aceitação por parte dos alunos das turmas envolvidas (3º ciclo e secundário), dada a interação verificada com as psicólogas do CRI.

Dentro dos assuntos abordados, destaca-se o vício do álcool, do tabaco e da dependência dos jogos on-line ao nível do 3º ciclo e no secundário, o consumo de drogas lícitas e ilícitas. Espera-se que esta abordagem, muito próxima dos alunos (dentro da sala de aula), os possa ajudar a refletir sobre esta problemática, de modo a promover formas de prevenção e estilos de vida saudável.

 Projeto de Educação para a Saúde  (PES) do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco