netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

As alterações climáticas e a sua influência nas nossas vidas foi a temática da sessão dirigida pelo Dr. Costa Alves, meteorologista e poeta da cidade albicastrense, para alunos de Ensino Secundário, no passado dia 15 de março, no decorrer da Semana da Leitura. Esta palestra realizou-se na Escola Secundária Nuno Álvares, organizada pela Biblioteca Escolar, no âmbito do currículo da disciplina de Geografia.

Num discurso científico mas muito apelativo, o Dr. Costa Alves transmitiu aos alunos conceitos essenciais sobre a climatologia,  emquanto ramo das Ciências naturais  estudado tanto pela geografia como pela meteorologia .

Os problemas climáticos estão na ordem do dia e merecem toda a nossa atenção. Se as grandes mudanças climáticas ocorridas no passado foram provenientes, sobretudo, de causas naturais, como mudança de órbita da Terra, a quantidade de luz solar, os ciclos ou períodos de glaciações, atualmente, muitas mudanças são provocadas pelo homem. As atividades produtivas dos últimos 200 anos foram determinantes para a degradação do meio ambiente acarretando problemas climáticos muito graves.