netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 15 de março de 2019, os alunos de 9º ano da Escola Faria de Vasconcelos, no âmbito das disciplinas de português, história, geografia e ciências naturais, e os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais de Apoio à Infância e de Auxiliar de Saúde, no âmbito das disciplinas de português e sociologia, realizaram uma visita de estudo a Constância, Mosteiro de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, sendo acompanhados pelos respetivos professores.

A saída da escola ocorreu pelas 7:45h com destino a Constância. Aí, os alunos começaram por observar a junção entre os rios Zêzere e Tejo e a Casa Museu de Camões. Puderam fazer uma visita guiada ao jardim Horto de Camões, tendo contactado com a flora que o poeta referiu na obra "Os Lusíadas", e ainda puderam observar o jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu, a Esfera Armilar e um painel de azulejos, assinalando a viagem de Camões até Macau.

De seguida rumaram ao Mosteiro de Alcobaça, uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, que se tornou a principal casa desta Ordem religiosa. O mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, monumento fundador do Gótico Cisterciense em Portugal, começou a ser construído no século XII. Aqui estão guardados os mais belos túmulos da escultura funerária gótica que guardam os imortais amantes, D. Pedro e D. Inês, a rainha assassinada em Coimbra por ordem de D. Afonso IV. Foram estes que mais atraíram a atenção dos alunos. À chegada, a comitiva albicastrense foi recebida nas escadarias do mosteiro pelo próprio D. Pedro.

Cerca das 14:00h, os alunos realizaram uma visita livre ao mosteiro da Batalha, onde puderam visitar e observar a igreja, o claustro e diversas salas: a sala do túmulo do soldado desconhecido, as capelas imperfeitas.

Dando seguimento à visita, cerca das 16 horas, os alunos chegaram ao local onde, em 1385, foi travada a Batalha de Aljubarrota: o centro de interpretação da batalha. Aí observaram réplicas de alguns instrumentos utilizados pelos soldados nessa mesma batalha e assistiram a um espetáculo multimédia que facilitou a sua interpretação.

Por volta das 17:30h, os alunos abandonaram o local, tendo chegado a Castelo Branco cerca das 20h.

A visita aos quatro locais permitiu às turmas consolidar os seus conhecimentos sobre a obra estudada/a estudar nas aulas de português - "Os Lusíadas" -, alargar o horizonte cultural dos alunos e promoveu um salutar convívio entre os participantes.