netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Seis alunos, do 8.º e 9.º anos integram duas das equipas, que a nível nacional participaram na 1.ª e 2.ª Fase da Competição Europeia de Estatística (ESC). A ESC é uma competição organizada pelo Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os estudantes e os professores. Os principais objetivos desta competição são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística e também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade.

A competição está organizada em duas partes: a nacional, com duas fases, e a europeia. A competição nacional decorreu entre fevereiro e março e a final europeia ocorrerá em maio de 2019.

Estas duas equipas ultrapassaram com sucesso a 1.ª Fase nacional, que consistia na realização de três testes: o primeiro relativo à resolução de problemas de estatística e probabilidades e os seguintes implicavam a análise estatística de indicadores demográficos, económicos e socioculturais de Portugal e de outros países da União Europeia. O apuramento destas duas equipas à 2.ª Fase nacional foi um bom indicador do sucesso alcançado na 1.ª Fase.

Durante a 2.ª Fase, as equipas tiveram de rebuscar na sua imaginação, uma forma criativa de apresentarem, no máximo em 8 slides, dados estatísticos nacionais das NUTS I, II e III. Em análise encontravam-se indicadores estatísticos, como por exemplo, a população residente, densidade populacional, a superfície agrícola, recolha de resíduos, risco de pobreza e exclusão social, água, vítimas e acidentes.

Um dos dados que nos deixou curiosos foi o facto de, na Beira Baixa, de 2014 a 2017, o n.º de acidentes de viação ter aumentado em mais 41, embora o n.º de acidentes com feridos ter diminuído em menos 32 acidentes.

Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível aplicar muito do conhecimento adquirido quer, nas aulas de Geografia, como de Matemática e até de Inglês. O reforço do trabalho em equipa foi, também, muito importante.

Esperamos que estas equipas consigam passar à fase europeia desta competição.