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Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

De acordo com a legislação, todos os/as alunos/as posicionados/as no 1º, 2º e 3º escalões, determinados para efeitos de atribuição de abono de família, podem candidatar-se à concessão de auxílios económicos.

 

Para consultar a INFORMAÇÃO, clique aqui.

Acesso ao Boletim de Inscrição do 5º ao 12º ano e Cursos Profissionais, clique aqui.

Acesso ao Boletim de Inscrição do Pré-escolar e 1º Ciclo, clique aqui.

Acesso ao Boletim de Inscrição da Componente de Apoio à Família do Pré-escolar, clique aqui.

 

Faça a transferência do Boletim de Inscrição para o seu computador, preencha os campos, grave com o nome do aluno e envie para o endereço indicado seguindo as instruções constantes na INFORMAÇÃO.

A professora Dolores Fidalgo, professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, desenvolveu no âmbito do dia da terra, 22 de abril, algumas atividades com as 4 turmas do 8ºano que leciona (A e B na sede do agrupamento-Escola Secundária Nuno Álvares e C e D na Escola Cidade de Castelo Branco).

Assim, e integrando a unidade que se encontra a lecionar nos 8º anos,“The Environment”(o ambiente), organizou com os alunos das turmas da Escola Cidade Castelo Branco um protesto a favor de causas ambientais, no qual os alunos em grupos, elaboraram cartazes em Inglês alusivos ao dia da terra com slogans em Inglês. Depois do trabalho elaborado em grupo, os alunos e a respetiva professora, e dentro de todas as medidas sanitárias tomadas durante a pandemia, manifestaram-se num passeio que começou em frente à Escola Cidade C. Branco e deu a volta às instalações da mesma. Neste protesto os alunos e a professora entoavam slogans em Inglês, reforçando a necessidade da defesa do planeta terra, apelando à não poluição, à poupança de água, à proteção das espécies em vias de extinção, à prevenção dos incêndios e adoção de medidas amigas do ambiente como a reciclagem. 

(Clique na imagem para ver o vídeo)

As alunas Adriana Lourenço e Carlota Mora aceitaram o repto do “Gabinete de Iniciativas Transfronterizas de la Junta de Extremadura”, da DGESTE-Centro e dos professores de Espanhol do AENACB e produziram um vídeo para marcar o 30º aniversário do lançamento do Interreg, o principal programa da União Europeia para a cooperação territorial entre regiões fronteiriças.

O vídeo, agora divulgado à comunidade educativa, foi produzido no ano letivo transato com a colaboração do Clube de Multimédia do agrupamento e cumprindo o regulamento apresentado pelo GIT da Junta da Extremadura, que previa a utilização de apenas 1 minuto. O tempo disponível revelou-se escasso para divulgar as inúmeras atividades transfronteiriças em que os alunos do AENACB têm participado na última década, com especial destaque para o projeto REALCE, programa “Jóvenes periodistas Euroace”, intercâmbios, exposições, visitas de estudo, formações...

A Euroace é uma grande eurorregião composta pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal, por um lado, e pela Comunidade Autónoma da Extremadura, de Espanha, por outro, criada na sequência da assinatura do protocolo que constituiu a comunidade de trabalho EUROACE e que materializa a vontade das três regiões de reforçar e dar um novo impulso às suas relações de cooperação.

Alunos e professores de Espanhol do AENACB 

Nos dias 14 e 15 de abril, as turmas 9.º A e 9.º B da ESNA e 9.º B e 9.º D da Escola CCB, tiveram uma sessão de sensibilização no âmbito do projeto DAC “o valor da água”. A sessão foi promovida pelas Diretoras de Turma, envolvendo outras docentes dos Conselhos de Turma e o Representante da Quercus, Samuel Infante.

Pretendia-se que os alunos ficassem sensibilizados para as enormes desigualdades no mundo quanto ao acesso à água potável. Trata-se de um recurso que nos países desenvolvidos temos acesso e com qualidade de uma forma generalizada, mas, esquecemo-nos que há 663 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água limpa. O acesso muito limitado que alguns povos têm, impede que muitas crianças frequentem a escola porque têm a tarefa de percorrer longas distâncias para fazer a sua recolha, adoecendo com facilidade porque a água não tem qualidade, dificultando o desenvolvimento humano e o alcançar de uma vida com qualidade.

Família Pais é uma das utilizadoras das hortas sociais da Quinta do Chinco em Castelo Branco

 

Situada na periferia da cidade de Castelo Branco, a Quinta do Chinco, uma antiga exploração agrícola requalificada, passou a abarcar um projeto que contempla dinâmicas no âmbito do desenvolvimento social, da agricultura familiar e da sensibilização ambiental, denominado como Hortas Sociais da Quinta do Chinco.
É neste espaço que a família Pais, que dá o seu testemunho neste Podcast, desenvolve atividades de horticultura e floricultura em modo de produção biológico.

Link do Podcast:

https://soundcloud.com/user-533817623/gravacao-3

 

Autoria: Miguel Pais – 6º ano

 

Trabalho submetido ao JRA – Jovens Repórteres do Ambiente no âmbito do Eco-Escolas