No âmbito do concurso Nacional “Eco - Código” promovido pela ABAE,  foram desenvolvidas atividades com alunos do Conselho Eco - Escolas e uma turma de 6º ano de escolaridade, nas disciplinas de Ciências Naturais, Oferta Complementar, TIC e Educação Visual, no âmbito dos temas trabalhados no projeto ao longo do ano letivo.

Numa perspetiva de interdisciplinaridade, em Educação Visual, os alunos desenvolveram uma atividade de Banda Desenhada, integrada na elaboração de um Cartaz, para a qual foi proposta a temática ambiental. Esta atividade permitiu aos alunos desenvolver a aprendizagem de códigos de comunicação visual, signos visuais e uso dos meios de comunicação, dando corpo e expressão às prementes, por crescentes e atuais, preocupações relativas às alterações climáticas.

O foco central de todo o trabalho desenvolvido foi a sensibilização para o respeito e preservação do ambiente e do património, fomentando e desenvolvendo atitudes e comportamentos a adotar, na escola e fora dela, alertando sempre para as consequências nefastas e riscos que corremos, se todos nós não tivermos uma intervenção consciente perante o planeta. Os alunos do 6ºD, continuaram a desenvolver este ano letivo o projeto interdisciplinar “Resíduos ZERO”, dando continuidade à temática dos resíduos, de uma forma geral, mas também à conservação e preservação dos materiais terrestres suportes da vida na Terra. Durante o 1º e 2º período foram sendo debatidas ideias sobre a importância da Natureza e da manutenção do seu equilíbrio, quer em termos globais, quer em termos individuais, nomeadamente no que se refere ao impacto na vida e na saúde de todos nós (aulas de Ciências Naturais e Oferta Complementar). Os alunos construiram inúmeras eco-frases, que posteriormente selecionaram, de acordo com a originalidade e impacto na comunidade escolar. Foi com base nesse trabalho e no uso continuado e sistemático das novas tecnologias, decorrente da nova modalidade de ensino, que ao longo do 3º período idealizaram o cartaz Eco-Código, projetando-o e construindo-o, na disciplina de TIC. Individualmente os alunos construiram um cartaz e o produto final resultou da articulação dos aspetos que ressaltaram no trabalho de cada um. No próximo ano letivo o cartaz será divulgado através da página do agrupamento e fisicamente afixado nos vários espaços escolares.

A votação do Póster Digital, será realizada na página do Facebook do Programa Eco-Escolas, pela comunidade virtual. Serão premiados, os trabalhos com maior número de likes na página, de 1 a 15 de julho de 2020.  Vamos todos fazer "Gosto".

Autores: Alunos do Conselho Eco-Escolas, alunos e professores de Ciências Naturais, Oferta Complementar, Educação Visual e TIC da turma 6ºD, professores coordenadores do projeto.

Castelo Branco, junho de 2020