netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito do programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), as alunas Cláudia David e Márcia Capinha, do 9º B, foram selecionadas para integrar a Missão «Ex-situ 2019» que se realizou no Jardim Zoológico de Lisboa, ao longo de quatro dias.

A participação nesta missão constituiu um prémio para as Jovens Repórteres, pelo seu empenhamento e motivação pelo trabalho jornalístico em situação real. Para serem selecionadas tiveram de escrever uma notícia/reportagem que abordasse um problema ambiental, e uma carta de motivação.

Esta missão integrou estudantes de diversas idades, cujo principal objetivo era realizar trabalho de campo, entrevistas e trabalho em grupo, de modo a produzir artigos e outros trabalhos de comunicação, no final de cada dia. O enfoque das reportagens foi o papel dos Jardins Zoológicos na conservação “ex-situ”: oportunidades e desafios.

«Nestes dias, enquanto JRA, aprendemos imenso sobre técnicas de reportagem e fotografia. Para além disso, conhecemos pessoas novas e visitámos a capital. Foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora e que deixou memórias para a vida.» citaram as jovens.

Revelaram, também, querer integrar, futuramente, mais missões e apelaram à participação dos restantes jovens nestas iniciativas, como freelancers ou através da escola.