netGIAE

 

 

 

No mês de fevereiro, os alunos de 3.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco realizaram atividades experimentais dinamizadas pelos alunos do Clube de Ciências.

Professoras e alunos continuam apostados em estabelecer pontos de ligação entre o currículo de Estudo do Meio e a abordagem experimental das Ciências, numa perspetiva de articulação pedagógica inter-ciclos.

Todos os membros do Clube - docentes e alunos - conduziram de forma brilhante as atividades e os alunos do 3.º ano tiveram oportunidade de cumprir ativamente o protocolo experimental do seu livro de Estudo do Meio: a realização da experiência com vista a medir o volume de ar expirado.

Os participantes de 1.º Ciclo assistiram a explicações muito criteriosas relativas ao conhecimento do corpo humano que vieram complementar os saberes adquiridos na aula – uma réplica do corpo humano foi apresentada e houve boa exploração do tema, montando e desmontando, experimentando, visualizando.

Os alunos do Clube de Jornalismo, da Escola Cidade de Castelo Branco, foram visitar a exposição “De Ontem para Hoje“ no dia 11 de novembro de 2019 na Fábrica da Criatividade, acompanhados pela professora Isabel Falcão.

A exposição estava dividida em cinco salas: Telecomunicações, Imagem, Som, Tecnologias e Hoje. Nas Telecomunicações puderam observar desde o telefone antigo, ao telégrafo. Na Imagem viram um projetor de slides manual e um projetor de opacos. No Som observaram rádios, leitores de discos de vinil e os primeiros fones. Nas Tecnologias experimentaram uma máquina de escrever, um videojogo e uma máquina de flíperes. No Hoje apenas puderam observar um telemóvel, por isso a aluna Mariana Reino afirmou: “Tudo o que vimos no Ontem, no Hoje está transformado num pequeno dispositivo, o telemóvel”.

AENACB-PROJETOS tem como objetivo fomentar o espírito criativo dos alunos mediante práticas de inovação educativa, baseados no uso de algumas ferramentas TIC e na divulgação das atividades disciplinares, do 7ºano, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.

“Navegue” através dos links:

7ºA – Escola Secundária Nuno Álvares


7ºD – Escola Cidade de Castelo Branco

O Clube de Jornalismo entrevistou a aluna Inês Filipa Beato Mendes, com 12 anos, da turma 6.º A da Escola Cidade de Castelo Branco. A mesma venceu no ano letivo 2017/2018 o concurso Literacia 3D e, no âmbito do Top 10 organizado pela biblioteca escolar, foi nomeada a melhor leitora.

1. Sabemos que gostas de ler, de onde veio essa vontade?

Eu sempre quis aprender a ler, mesmo antes de entrar para a escola.

2. De todos os livros que leste, qual foi o que mais gostaste?

O que mais gostei foi um da coleção  Harry Potter:  Harry Potter e o cálice de fogo.

3. Como é que te sentirias se ganhasses outra vez a LITERACIA 3D ou outro concurso?

Sentir-me ia bem porque são atividades em que gosto de participar.

4. De que disciplina mais gostas?

Gosto de Matemática, gosto de Português e de História…

5. O que fazes nos tempos livres?

Leio e vejo televisão…

6. Qual é o teu maior sonho e o teu maior medo?

O meu maior sonho é ser escritora. Quanto ao meu maior medo, não me ocorre nenhum.

7. Se tivesses de descrever a tua vida com uma única palavra, qual seria?

Feliz.

O Clube de Jornalismo entrevistou no mês de março o professor José Domingos dos Santos Antunes, com 56 anos e dois filhos. É professor há 34 anos de Ciências Naturais. Afirmou que gostava da sua profissão.

 

O que o motivou a ser professor?

A vontade de ensinar os outros, aprender alguma coisa quando ensino e lidar com os jovens.

 

Por que escolheu a área de Ciências Naturais?

Sempre gostei muito do ambiente e portanto gosto de estudar todos os temas que têm que ver com o ambiente. Gosto muito de trabalho experimental; fazer experiências, é algo que sempre me motivou.