Os alunos de Espanhol de 3º ciclo e secundário do Agrupamento AENACB participaram no concurso de cartazes XVI PREMIOS PILAR MORENO (PINTA TU ESPAÑA), abordando os seguintes temas: língua, sociedade, cultura e história de Espanha. O cartaz deveria ser de tamanho A3 e conter imagens a cores, utilizando várias técnicas e materiais de desenho.

Os alunos, nos seus trabalhos, representaram pintores famosos como Dali, Picasso e Miró, bem como alguns dos símbolos mais emblemáticos de Espanha. Esses trabalhos foram expostos nos átrios das escolas do agrupamento.

O júri do AENACB escolherá os 3 melhores trabalhos de cada uma das Escolas para a atribuição dos prémios.

Posteriormente, os melhores trabalhos serão remetidos para a Embaixada de Espanha em Lisboa, para o concurso nacional, com prémios muito aliciantes.

Clube de Jornalismo CCB

No dia 9 de janeiro, os alunos do 5.º ano acompanhados pelas professoras de Português assistiram à peça de teatro "A Viúva e o Papagaio" que decorreu na Escola Superior Agrária.

A peça homónima da obra de Virgínia Woolf "A Viúva e o Papagaio" foi encenada pela companhia de teatro "Caixa de Palco" da Mealhada.

Esta atividade foi organizada pelo grupo de Português do 2.º Ciclo com o objetivo de apresentar a obra de uma outra perspectiva, pois é uma obra de leitura obrigatória no 5.º ano, despertando, assim, o gosto pela leitura e pelo teatro.

As alunas do Clube de Jornalismo da CCB

Os alunos do 1.º ciclo da Escola Cidade de Castelo Branco realizaram um presépio e uma árvore de Natal no mês de novembro para participarem no concurso “Presépios de Natal” promovido pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Os participantes utilizaram diversos materiais recicláveis e reutilizáveis, tais como: bolotas, palha, tampinhas, rolhas de cortiça, embalagens de fruta, cartão, entre outros.

Os trabalhos realizados encontram-se expostos ao público, no Mercado Municipal de Castelo Branco, entre os dias 1 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019.

 

Nota das pequenas jornalistas:

Esperamos ansiosamente que os alunos da nossa escola fiquem num dos primeiros lugares!

 

As alunas do Clube de Jornalismo

Matilde e Mariana

No passado dia 19 de novembro tivemos a presença, na escola, de duas médicas e uma enfermeira do centro de Saúde de S. Tiago e do Hospital Amato Lusitano, para nos esclarecer acerca da Diabetes Tipo II, numa sessão organizada pela Coordenação dos Ciclos e o Clube «Crescer com + Saúde».

A sessão foi bem participada, reunindo um conjunto alargado de professores, alunos e assistentes operacionais e na mesma explicaram-nos o que era a Diabetes Tipo II, quais os sintomas, como é feito o diagnóstico, qual a medicação adequada e as regras para o controlo da doença.

 

Os alunos e os professores dos Clubes de Ciências, Desafios e Jornalismo fizeram um Magusto no Monte de S. Martinho junto à capela, no dia 14 de novembro, organizado pelo professor Teodoro Prata.

Foram todos a pé, até ao Monte de S. Martinho e deliciaram-se com castanhas, que não podiam faltar, sumos, amendoins, alguns doces e até mesmo um bolo de aniversário de um dos alunos.