O Clube de Ciências da Escola Cidade de Castelo Branco tem patente, no átrio do bloco central, uma exposição de dinossauros, onde se destaca um modelo, com mais de um metro, do T Rex.

Nesta mostra é possível ver a parte interna do dinossauro, como o esqueleto, e a parte externa. A montagem deste modelo foi feita pelos alunos do Clube de Ciências, que deste modo deram corpo a uma maquete que foi oferecida à escola pela docente Ana Carepo.

Nesta exposição estão também patentes quatro outros dinossauros, de menor dimensão, sendo estes disponibilizados pelas professoras do clube.

Para as docentes responsáveis pelo Clube de Ciências, esta foi mais uma atividade de grande sucesso que pretendeu envolver os alunos e que deliciou a comunidade escolar, principalmente os mais pequenos.

T Rex, Tiranossauro Rex , o dinossauro  mais famoso, o maior carnívoro, com 60 dentes super afiados, podia atingir a velocidade de 40km/h, pesava cerca de 7 toneladas e atingia cerca de 15 metros de comprimento. Viveu há 66 milhões de anos.

 

 

 

No dia 13 de fevereiro os Clubes de Jornalismo, Ciências, e Crescer com Mais Saúde visitaram uma exposição “A FLORESTA MUITO MAIS DO QUE MADEIRA” organizada pela fundação “ LA CAIXA”, pelo BPI e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, que se encontra na Devesa em Castelo Branco.

A visita foi guiada por uma senhora que nos explicou tudo sobre a exposição. A mesma abordava os seguintes temas: O ecossistema floresta, A árvore, As florestas, A floresta e o ser humano.

 

 

Os alunos de Espanhol de 3º ciclo e secundário do Agrupamento AENACB participaram no concurso de cartazes XVI PREMIOS PILAR MORENO (PINTA TU ESPAÑA), abordando os seguintes temas: língua, sociedade, cultura e história de Espanha. O cartaz deveria ser de tamanho A3 e conter imagens a cores, utilizando várias técnicas e materiais de desenho.

Os alunos, nos seus trabalhos, representaram pintores famosos como Dali, Picasso e Miró, bem como alguns dos símbolos mais emblemáticos de Espanha. Esses trabalhos foram expostos nos átrios das escolas do agrupamento.

O júri do AENACB escolherá os 3 melhores trabalhos de cada uma das Escolas para a atribuição dos prémios.

Posteriormente, os melhores trabalhos serão remetidos para a Embaixada de Espanha em Lisboa, para o concurso nacional, com prémios muito aliciantes.

Clube de Jornalismo CCB

No dia 9 de janeiro, os alunos do 5.º ano acompanhados pelas professoras de Português assistiram à peça de teatro "A Viúva e o Papagaio" que decorreu na Escola Superior Agrária.

A peça homónima da obra de Virgínia Woolf "A Viúva e o Papagaio" foi encenada pela companhia de teatro "Caixa de Palco" da Mealhada.

Esta atividade foi organizada pelo grupo de Português do 2.º Ciclo com o objetivo de apresentar a obra de uma outra perspectiva, pois é uma obra de leitura obrigatória no 5.º ano, despertando, assim, o gosto pela leitura e pelo teatro.

As alunas do Clube de Jornalismo da CCB

Os alunos do 1.º ciclo da Escola Cidade de Castelo Branco realizaram um presépio e uma árvore de Natal no mês de novembro para participarem no concurso “Presépios de Natal” promovido pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Os participantes utilizaram diversos materiais recicláveis e reutilizáveis, tais como: bolotas, palha, tampinhas, rolhas de cortiça, embalagens de fruta, cartão, entre outros.

Os trabalhos realizados encontram-se expostos ao público, no Mercado Municipal de Castelo Branco, entre os dias 1 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019.

 

Nota das pequenas jornalistas:

Esperamos ansiosamente que os alunos da nossa escola fiquem num dos primeiros lugares!

 

As alunas do Clube de Jornalismo

Matilde e Mariana