netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

No âmbito do Projeto "Todos juntos podemos ler", realizou-se no dia 2 de fevereiro uma visita guiada à Casa da Memória da Presença Judaica em Castelo Branco. Esta visita decorreu da leitura e partilha realizada na sessão de dia 19 de janeiro de dois contos sobre a fuga de uma família judaica, na 2ª Guerra (“Pássaro que voa, 50 histórias de vidas migrantes”, de Claudio Hochman).

            Com a chegada de novos alunos estrangeiros à Escola Secundária Nuno Álvares, o número de participantes no Projeto cresceu. Foi com satisfação que as professoras, Maria da Saúde e Ana Cravo, testemunharam o interesse das treze alunas durante a visita, interagindo com o guia do Museu e recolhendo informação para partilharem em contexto de sala de aula. Destaque também para o trabalho desenvolvido pelas mentoras no acolhimento de novos elementos na comunidade escolar.  

Todos juntos, continuamos a contribuir para uma integração harmoniosa e plena dos alunos estrangeiros, criando oportunidades de verdadeiro diálogo intercultural. Pois, tal como o sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, nós também acreditamos que "o verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que nós acreditamos".