netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Para comemorar o dia do autor português, a coordenadora da biblioteca e professora de Literatura, Saúde Machado, da Escola Secundária Nuno Álvares, promoveu a realização de uma atividade de leitura de poemas pela cidade juntamente com as alunas do 11.º G de Literatura Portuguesa: Maria Valente, Carolina Naré, Inês Naré, Rafaela Gonçalves, Iara Costa, Matilde Cravo e Beatriz Almeida.

Sendo o dia do autor português dia 22 de maio, um domingo, tornar-se-ia difícil a realização desta atividade. Foi realizada, então, esta comemoração numa sexta-feira, dia 20, atendendo à importância deste dia e ao apreço que temos pela nossa literatura e pelos autores da nossa Língua.

Lemos poemas de de Sophia de Mello Breyner, Mário de Sá Carneiro, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Camões, António Nobre, Teixeira de Pascoais, António Salvado...

Abordámos diversas pessoas e cada qual teve uma reação diferente. Nem toda a gente quis ouvir um poema... No entanto, a maior parte demonstrou interesse e disponibilidade. A receção de quem ouviu a poesia na rua - chamemos-lhe assim-  foi extraordinária! Foi um  momento diferente e inspirador para as pessoas. Depois de concluída, chegámos à conclusão de que melhorámos o nosso dia e o dia de quem ouviu as palavras dos nossos escritores. Foi bastante gratificante.

Maria Bártolo Valente e Carolina Naré, 11.º G