netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, através da Biblioteca / Centro de Recursos da Escola Secundária, apresentou uma candidatura ao programa  “Todos juntos podemos ler”, tendo esta sido selecionada, com a atribuição de recursos, para implementação em 2021/2023.

 A candidatura consta de um projeto designado “Português, Língua de União”, e pretende facilitar a inclusão de alunos de Português Língua Não Materna. Na verdade, verifica-se uma dificuldade de integração de alunos provenientes de outros países, que não dominam a língua portuguesa. Este facto prejudica a sua aproximação socioafetiva à comunidade escolar, uma vez que encontram obstáculos a nível cultural e linguístico. Toda a sua aprendizagem fica, igualmente, comprometida.

Assim, são propostas diversas atividades, de cariz multicultural, no âmbito da leitura, da escrita e da oralidade, recorrendo a ferramentas digitais.  

Estas candidaturas têm sido desenvolvidas, desde 2011, pela Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura 2027 e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação.

A coordenadora,

Maria da Saúde