netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O Programa “Cientificamente Provável” é promovido pelo Ministério da Educação e pela Rede de Bibliotecas Escolares, tendo a ESE apresentado o Projeto “Ocidente e Oriente: a Literatura como porta para o conhecimento entre culturas”, coordenado pela professora Natividade Pires. Este é um projeto experimental, que propõe a organização, durante o 2.º semestre letivo de 2018-2019, de vários workshops nas Bibliotecas da RBE de escolas de Castelo Branco que a ele aderiram e na Biblioteca da ESE. 

No dia 28 de março, os alunos chineses do Instituto Politécnico de Macau, que frequentam o 2.º ano da Licenciatura em Português no IPCB (através de protocolo entre os dois Institutos Politécnicos) estiveram na Biblioteca Faria de Vasconcelos onde apresentaram alguns texto de contos chineses a alunos do 6º ano e estes apresentaram a leitura de um texto produzido na Semana da Leitura.

No dia 1 de abril foi a vez de alunos timorenses apresentarem textos de contos timorenses (com os alunos timorenses vestidos com trajes típicos) aos alunos do 3º e 4º anos da Escola Faria de Vasconcelos, e os alunos desta escola apresentaram aos alunos timorenses um espetáculo de fantoches a partir de um texto de António Torrado “ Vem aí o Zé das Moscas”.

O diálogo estabelecido entre os alunos de vários níveis de ensino e várias origens geográficas e culturais revelou-se uma inovadora forma de promover a educação intercultural.