netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No âmbito da literacia familiar e, com o intuito de envolver as famílias e sensibilizar os alunos para a importância da Leitura, a turma do 3ºA, da Escola Cidade Castelo Branco, aceitou o desafio, lançado pela Professora Bibliotecária. Assim, ao longo do mês de novembro, foram decorrendo algumas sessões, com as mães de alguns alunos desta turma, que se pautaram pela boa disposição de miúdos e graúdos.

No dia 14 de novembro, a mãe da Mafalda, Sandra Lopes, leu a história “Quem ri no meu jardim?”, da escritora Annalisa Strada. A personagem principal era um pequeno príncipe, chamado Farhad, que só brincava com amigos imaginários, nos vários quartos do seu palácio. Ele tinha muitos medos e não queria brincar no jardim.

Um dia, Farhad ouviu rir no exterior e saiu do palácio, com curiosidade. Ele conheceu um menino, conversou e brincou com ele. Os dois ficaram amigos para sempre. Esta história foi uma bela forma de abordar o tema da amizade.

A mãe do Guilherme, Sofia Preto, veio no dia 21 de novembro para contar a história de Alice Vieira “A Arca do Tesouro”. Esta história falava de uma menina, chamada Maria, que estava farta dos” corações e das vozes de inverno”, ou seja, das pessoas que não têm tempo para nada e estão sempre a rezingar. Contudo, a avó da Maria era diferente e um dia ofereceu-lhe uma caixa azul para ela guardar todos os seus tesouros. Algum tempo depois, a menina perdeu a caixa, mas o pai voltou para casa, mais cedo do que o habitual, e trazia a sua arca do tesouro, com uma surpresa…

O final da história foi espetacular e a Sofia também surpreendeu os presentes com uma caixa azul, onde todos os alunos puderam colocar sentimentos bonitos e outra, com chocolates, que a todos deliciaram.

 No dia 29 de novembro, foi a vez da mãe do Santiago, Patrícia Nunes, que encantou os alunos da turma com uma história da escritora Ana Saldanha. O conto chamava-se «Ninguém dá prendas ao Pai Natal». A personagem principal era o grande amigo das crianças, que estava muito infeliz, na sua casa, no Pólo Norte. Ninguém se lembrava de lhe dar um presente! O inesperado aconteceu, quando várias personagens, de outras histórias, lhe bateram à porta e se juntaram a ele para a Ceia de Natal. Todos lhe ofereceram uma lembrança e o Pai Natal emocionou-se com todos estes amigos.

Os alunos do 3ºA também gostaram muito de receber, na Escola, as mães destes alunos e esperam que o entusiasmo, por parte destes voluntários, continue no próximo ano. Esperamos que 2019 seja um ano de muitas e boas leituras para todos!