Escola Cidade de Castelo Branco hasteou a 12ª Bandeira Verde
No dia 14 de abril, pelas 10 horas da manhã, junto à rosa dos ventos no pátio central da Escola Cidade de Castelo Branco, realizou-se o 12.º hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas, símbolo de qualidade e reconhecimento do trabalho de todos os que contribuem para a sustentabilidade ambiental.
Na cerimónia esteve presente o conselho Eco-Escolas, representantes dos Encarregados de Educação e das parcerias, o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara, o Presidente da Junta de Freguesia, representantes do Agrupamento 160 do CNE e da Cáritas de Castelo Branco.
A Escola Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas da Física - Escalão A, fase regional (Centro Interior).
A competição decorreu no passado dia 10 de abril, tendo a equipa composta pelas alunas Mariana Gonçalves, Mariana Pedrosa e Eduarda Monteiro, tido um excelente desempenho.
As alunas foram orientadas e preparadas para esta competição pela sua professora de Ciências Físico-Químicas, Florinda Carrega.
Apesar da pandemia, a Escola Cidade de Castelo Branco decidiu participar novamente nesta competição, depois de no ano passado ter vencido a prova.
As Olimpíadas da Física são organizadas pela Sociedade Portuguesa da Física e pretendem incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.
Nos dias 14 e 15 de abril, as turmas 9.º A e 9.º B da ESNA e 9.º B e 9.º D da Escola CCB, tiveram uma sessão de sensibilização no âmbito do projeto DAC “o valor da água”. A sessão foi promovida pelas Diretoras de Turma, envolvendo outras docentes dos Conselhos de Turma e o Representante da Quercus, Samuel Infante.
Pretendia-se que os alunos ficassem sensibilizados para as enormes desigualdades no mundo quanto ao acesso à água potável. Trata-se de um recurso que nos países desenvolvidos temos acesso e com qualidade de uma forma generalizada, mas, esquecemo-nos que há 663 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água limpa. O acesso muito limitado que alguns povos têm, impede que muitas crianças frequentem a escola porque têm a tarefa de percorrer longas distâncias para fazer a sua recolha, adoecendo com facilidade porque a água não tem qualidade, dificultando o desenvolvimento humano e o alcançar de uma vida com qualidade.
Continuar... Sessão de sensibilização no âmbito do projeto DAC “O valor da água”
(Clique na imagem para ver o vídeo)
As alunas Adriana Lourenço e Carlota Mora aceitaram o repto do “Gabinete de Iniciativas Transfronterizas de la Junta de Extremadura”, da DGESTE-Centro e dos professores de Espanhol do AENACB e produziram um vídeo para marcar o 30º aniversário do lançamento do Interreg, o principal programa da União Europeia para a cooperação territorial entre regiões fronteiriças.
O vídeo, agora divulgado à comunidade educativa, foi produzido no ano letivo transato com a colaboração do Clube de Multimédia do agrupamento e cumprindo o regulamento apresentado pelo GIT da Junta da Extremadura, que previa a utilização de apenas 1 minuto. O tempo disponível revelou-se escasso para divulgar as inúmeras atividades transfronteiriças em que os alunos do AENACB têm participado na última década, com especial destaque para o projeto REALCE, programa “Jóvenes periodistas Euroace”, intercâmbios, exposições, visitas de estudo, formações...
A Euroace é uma grande eurorregião composta pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal, por um lado, e pela Comunidade Autónoma da Extremadura, de Espanha, por outro, criada na sequência da assinatura do protocolo que constituiu a comunidade de trabalho EUROACE e que materializa a vontade das três regiões de reforçar e dar um novo impulso às suas relações de cooperação.
Alunos e professores de Espanhol do AENACB
No início de janeiro, deslocaram-se à Escola Cidade de Castelo Branco duas técnicas da Associação Amato Lusitano, Joana Silva e Filipa Balroa, para falar com os alunos do 9.º A sobre o voluntariado em geral e em particular sobre o projeto Avós Adotados.
Esta ação tem como principal objetivo combater a solidão e o isolamento social dos idosos/as residentes no município de Castelo Branco e promover ações de voluntariado concertadas para acompanhamento e apoio destes numa lógica de promoção do seu bem-estar psicossocial. Pretende-se ainda fomentar e promover relações intergeracionais.
O programa incide em contactos telefónicos, que se pretendem regulares, entre voluntário/a e idoso/a. Os contactos têm como propósito possibilitar ao/à idoso/a só uma palavra amiga, estabelecendo com isso um laço de proximidade que sirva para quebrar os níveis de isolamento social.
No dia 23 de março, o Clube Europeu/Meteor-Escola, em colaboração com alguns alunos do Programa Eco-Escolas que integram a turma do 4.ºA, da Escola Cidade de Castelo Branco, comemorou o Dia Mundial da Meteorologia. Para assinalar a data, os alunos colocaram, na estação meteorológica, um novo higrómetro, um termómetro e um pluviómetro de solo. A estação meteorológica esteve aberta à comunidade escolar para visitas guiadas.
Desde 2003, que o Clube Europeu/Meteor-Escola monitoriza duas estações meteorológicas, uma convencional e outra automática, ambas instaladas na Escola Cidade de Castelo. Ao longo destes 18 anos, os alunos que têm passado pelo Clube Europeu têm procedido, com regularidade, à leitura e registo de valores dos aparelhos meteorológicos, sendo, também esses valores utilizados para a realização de estudos, em sala de aula.
O Dia Mundial da Meteorologia foi instituído em 1950 para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.