A partir do dia 9 de junho, e durante aproximadamente uma semana, decorreu no bloco B da escola CCB, uma exposição sobre as histórias do Mundo - Emoções e Multiculturalidade. A exposição foi organizada pelos alunos do 8.ºB e do 8.ºD, sob a responsabilidade de vários professores das turmas no âmbito do DAC (Domínio de Articulação Curricular), e os trabalhos realizados na disciplina de CEA.
Estes trabalhos foram o resultado de um projeto cujo objetivo foi, com o contributo de várias disciplinas, conscientizar as pessoas para o Multiculturalismo, uma vez que este é uma realidade global e um assunto cada vez mais presente no nosso dia a dia. Simultaneamente, pretende-se alertar sobre o racismo e as diferentes formas de desigualdade que, infelizmente, ainda afetam a nossa sociedade, assunto abordado pelos trabalhos da turma do 8.ºD. Paralelamente, os alunos do 8.ºB trabalharam as emoções que refletem os sentimentos que norteiam as nossas ações e vivências.
Um conjunto de alunos do Agrupamento Nuno Álvares participou no concurso de cartazes promovido pela Consejería de Educación de España, em Portugal. A atividade tinha como objetivos fortalecer as relações culturais entre os dois países, apoiar a implementação da língua e da cultura espanholas nos currículos portugueses e contribuir para uma consciência europeia. Os cartazes foram elaborados em A3 e eram permitidas várias técnicas artísticas.
Reproduzimos aqui três dos trabalhos apresentados, pertencentes às alunas Mariana Abrantes (CCB), Daniela Pereira (NA) e Luana Marcelino (FV).
Grupo 350 - Espanhol
AVISO
Informam-se todos os Alunos/Encarregados de Educação, que o prazo da candidatura à Bolsa de Mérito decorrerá, após afixação das pautas finais do 3º período ou após o resultado dos exames (para os alunos abrangidos por estes) até ao dia 30 de setembro de 2021.
Bolsa de Mérito – destina-se a alunos que irão frequentar o ensino secundário/cursos profissionais, que sejam abrangidos pelo escalão A ou B da Ação Social Escolar e que tenham obtido no ano letivo anterior a seguinte classificação média anual, com aprovação em todas as disciplinas, ou módulos, do plano curricular:
_ 9º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 4 valores (com arredondamento às unidades).
_ 10º ano ou 11º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 14 valores (com arredondamento às unidades).
Para a candidatura à Bolsa de Mérito e estando nas referidas condições deverão, preencher impresso próprio disponibilizado AQUI e enviar para os serviços através do email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), juntamente com o documento comprovativo do IBAN (nº de identificação bancária, datado e assinado com o nome do aluno) no prazo estipulado.
Após análise de todas as candidaturas, serão emitidas listagens nominais das Bolsas de Mérito atribuídas e não atribuídas.
Estas listas serão afixadas na vitrine da ASE, durante a última quinzena de outubro.
Em ano de pandemia e, salvaguardando a saúde de todos, a professora de Educação Visual e de Complemento de Educação Artística e os alunos das turmas A e B do 7º Ano da Escola Secundária Nuno Álvares decidiram levar a cabo uma mostra virtual de alguns dos trabalhos realizados nas duas disciplinas durante este ano letivo.
Assim, foi feito um vídeo contendo trabalhos realizados no âmbito dos domínios da técnica, da representação, do discurso e do projeto, nomeadamente nas áreas do desenho técnico, da representação expressiva de formas e dos princípios básicos do design.
A realização destes trabalhos teve como objetivos primordiais os de desenvolver estratégias para a construção das relações entre o olhar, o ver e o fazer, conjugar a experiência pessoal, a reflexão, os conhecimentos adquiridos, na experimentação plástica de conceitos e temáticas, procurando a criação de um sistema próprio de trabalho e estabelecer objetivos, traçar planos e concretizar projetos, com sentido de responsabilidade e autonomia.
Com a esperança de que o contexto do próximo ano letivo permita a realização de uma mostra física dos trabalhos realizados, aqui vos deixamos a nossa mostra virtual de 2020/2021.
Gabriela Valente (Professora de EV e de CEA) e alunos dos 7º A e B/NA
Nos passados dias 4 e 7 de junho, foi organizada uma visita de alunos do 9.º ano da CCB à escola sede. A calendarização das visitas à Escola Nuno Álvares privilegiou as suas tardes livres. Participaram 63 alunas e alunos, que mostraram muito interesse na iniciativa.
Os espaços selecionados foram o Museu de História Natural Prof. Felix da Silva, um laboratório de biologia, a biblioteca (houve duas turmas que também visitaram a B. Egas Moniz), espaços desportivos, refeitório/bar,...
No contexto da visita, foi feita uma breve e necessária explicação sobre a oferta formativa que a Escola Secundária Nuno Álvares proporciona, quer no ensino regular quer no ensino profissional. Foram entregues flyers para os alunos analisarem posteriormente com os pais.
Continuar... Visita de alunos do 9.º ano da CCB à escola sede
Descarrega a aplicação Particulate Matter e verifica a qualidade do ar na Escola Cidade de Castelo Branco
Já é possível monitorizar a qualidade do ar na escola Cidade de Castelo Branco. Já se encontra instalado o sensor de partículas que a escola recebeu no âmbito do projeto “A qualidade do ar que respiramos”. Este projeto, que recebeu um prémio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), pretende monitorizar as partículas poluidoras como as PM10 e as PM2,5 (sigla em inglês, PM, de particulate matter). Estas partículas são oriundas de fontes naturais, como os vulcões, poeiras ou incêndios em florestas, ou de causas antropogénicas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis pelos motores dos veículos.
As PM10 e PM2,5 são um tipo de partículas inaláveis, de diâmetro igual ou inferior a 10 e 2,5 micrómetros (µm), respetivamente. Estas partículas podem penetrar no aparelho respiratório, provocando inúmeras doenças respiratórias e algumas podem ainda entrar na corrente sanguínea. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as partículas não devem ultrapassar, em 24 horas, 50 (µg/m3) para as PM10 e 25 (µg/m3) para as PM2,5 .
Continuar... E, se, de manhã, ao saíres de casa, consultasses a qualidade do ar na tua escola?