No dia 12 de março de 2019, alunos de 7º ano do Agrupamento Nuno Álvares reuniram-se na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária para um Encontro de Poesia. No âmbito da Semana da Leitura, os alunos de 7º D da EBCCB e de 7º A da ESNA prepararam a leitura de diversas poemas de língua portuguesa e um de língua inglesa, e fizeram uma declamação encenada, ora com ora sem música, para uma plateia de alunos, professores e familiares que vieram propositadamente para assistir à atividade.
Foi um momento de confraternização, em que os alunos da EBCCB ficaram a conhecer a Escola Sede do Agrupamento e a sua biblioteca mais nobre, mas foi sobretudo uma partilha da palavra poética, essa palavra sagrada que nasceu para ser dita, para ter voz e ir mais além das páginas de um manual. A escola é também este espaço. O espaço da leitura. O espaço da alegria. O espaço da POESIA.
Boas leituras!
Os alunos do 9.º ano e do ensino secundário que frequentam a disciplina de Espanhol no Agrupamento Nuno Álvares deslocaram-se a Madrid e Toledo, nos dias 7 e 8 de março, para visitar alguns dos locais mais emblemáticos destas duas cidades e contactar com a língua, a cultura e alguns costumes do país vizinho.
Iniciaram a visita a Madrid no Santiago Bernabéu, estádio que ficará para sempre ligado ao futebol luso, não só devido aos jogadores portugueses que aí têm atuado, mas também ao facto de, na sua inauguração, o Real Madrid ter defrontado o Belenenses, corria o ano de 1947. No Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, apreciaram uma importante coleção de arte, que abarca o período compreendido entre o fim do século XIX e a atualidade, com especial destaque para “Guernica” de Plablo Picasso, uma das obras fundamentais no espólio do museu. Seguiu-se o Museu do Prado, pinacoteca madrilena que possuiu a coleção de pintura espanhola mais completa do século XI ao XVIII, bem como as obras principais de grandes pintores de importância universal, como El Greco, Velázquez, Goya, Tiziano, El Bosco, Van Dyck ou Rembrand. No dia seguinte, percorreram a pé alguns locais do centro nevrálgico da capital espanhola, cidade cosmopolita que combina as infraestruturas modernas e a sua condição de centro económico, financeiro e administrativo com um imenso património cultural e artístico, herança de séculos de história.
A turma do 6.ºA desenvolveu um projeto, no âmbito da disciplina de Matemática, em articulação com a Biblioteca Escolar, tendo por base a obra “O Bosque das Figuras Planas”.
Este projeto foi desenvolvido, ao longo do segundo período, tendo-se iniciado no dia 16 de janeiro, com uma sessão na Biblioteca, em que se fez uma abordagem inicial à obra, levada a efeito pela Professora Bibliotecária. Numa segunda visita àquele espaço, no dia 6 de fevereiro, os sólidos geométricos foram objeto de análise, desafiando os alunos para tarefas que culminaram, para agrado dos discentes, com o recurso a uma aplicação de realidade aumentada e aos Smartphones. Seguiu-se uma fase de realização de trabalhos, em que o Professor de Matemática, Mário Afonso, disponibilizou algumas aulas para a concretização dos mesmos, tendo sido apresentados no dia 7 de março, na Biblioteca da Escola. Na exposição, patente no corredor do bloco B da Escola, podem ser apreciados os trabalhos magníficos e muito imaginativos dos alunos que, sem dúvida, criaram uma forma diferente e divertida de estudar Matemática.
Contratação de Técnicos AEC 2018/2019
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Nº de Oferta | ||
2520 | Lista Ordenada | Lista não admitidos |
Seis alunos, do 8.º e 9.º anos integram duas das equipas, que a nível nacional participaram na 1.ª e 2.ª Fase da Competição Europeia de Estatística (ESC). A ESC é uma competição organizada pelo Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os estudantes e os professores. Os principais objetivos desta competição são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística e também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade.
A competição está organizada em duas partes: a nacional, com duas fases, e a europeia. A competição nacional decorreu entre fevereiro e março e a final europeia ocorrerá em maio de 2019.
Estas duas equipas ultrapassaram com sucesso a 1.ª Fase nacional, que consistia na realização de três testes: o primeiro relativo à resolução de problemas de estatística e probabilidades e os seguintes implicavam a análise estatística de indicadores demográficos, económicos e socioculturais de Portugal e de outros países da União Europeia. O apuramento destas duas equipas à 2.ª Fase nacional foi um bom indicador do sucesso alcançado na 1.ª Fase.
A Escola Cidade de Castelo Branco viu, uma vez mais, o seu trabalho reconhecido, no âmbito do Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, através do projeto apresentado pela professora Anabela David, subordinado ao tema “Checkpoint em Castelo Branco”, que foi selecionado e financiado para o seu desenvolvimento ao longo do ano letivo, envolvendo os alunos do 8.º ano, nas disciplinas de Geografia, História, Inglês e, ainda, os alunos do Clube Europeu.
O projeto pretende motivar os alunos e os turistas, em geral, a conhecerem as lojas antigas da cidade de Castelo Branco. A identidade e a memória da cidade estão diretamente relacionadas com as lojas tradicionais que faziam da cidade de Castelo Branco uma área de influência no distrito de Castelo Branco. Ao estudarem a história das lojas típicas da cidade, os alunos irão elaborar um roteiro turístico com a identificação de algumas dessas lojas e a definição de um percurso pelas lojas. O roteiro será uma espécie de passaporte onde cada turista terá a oportunidade de completar com um selo que cada loja visitada lhe poderá ceder na compra de um produto regional e, no final do percurso, o visitante receberá um brinde. Assim, alia-se a curiosidade com o conhecimento e o aspeto lúdico. O valor acrescentado deste projeto será dar a conhecer as lojas antigas que ainda subsistem na cidade, conhecer um pouco da sua história e aumentar as oportunidades de negócio.
A concurso foram apresentados 1390 projetos, tendo sido selecionados 710 para o seu desenvolvimento.