Os alunos de 2.º ano realizaram uma visita de estudo à freguesia de Segura e aí tomaram conhecimento com a empresa “aromas do Valado”, lugar onde se produzem óleos essenciais para o fabrico de sabonetes e outros produtos de higiene e de cuidados da pele.
Foi no meio de uma paisagem campestre de excelência que proporcionou observação de póneis e plantas autóctones que a guia da visita deixou os seus ensinamentos relativos à matéria-prima que serve de base à produção dos óleos essenciais desta empresa. As fases de produção, o contacto com as plantas e produtos finais através do jogo antecederam o piquenique no campo, à sombra da azinheira.
O dia ficou completo com a visita ao Centro de Interpretação Ambiental de Segura, onde o conhecimento da fauna da zona tem o seu lugar de destaque.
Rosmaninho, alecrim, alfazema, erva-príncipe foram as plantas que os alunos levaram na memória através do cheiro e que, acima de tudo, não façam esquecer a ligação e o respeito pela Natureza.
Tendo por objetivo promover as Hortas Sociais da Quinta do Chinco como recurso no processo educativo e fomentar o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, recebemos um convite para criar espantalhos tradicionais, como os que ainda se veem nos campos, vestidos com materiais recicláveis, para serem colocados nas diferentes hortas aí existentes.
Então, as crianças e adultos do Jardim de Infância Cidade de Castelo Branco puseram mãos à obra e “nasceram” dois espantalhos que nos encheram de orgulho.
No dia 19 de março fomos à Quinta, onde nos encontrámos com muitas crianças de outras escolas da cidade, e deixámos os nossos amigos espantalhos nas suas novas casas.
E assim a Quinta do Chinco ficou mais bonita e colorida!
Para festejar a leitura e os livros a representante dos Encarregados de Educação do 4º B, Sofia Ribeiro, esteve na nossa sala para nos apresentar um livro das metas curriculares de 4º ano “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago.
Sofia Ribeiro, a mãe do Duarte, começou por nos falar do percurso pessoal e profissional de José Saramago, escritor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura e Prémio Camões. Depois fez-nos uma leitura bem emotiva do livro, apelando aos meninos e meninas da turma para que tal, como a personagem do livro, fossem capazes de fazer a diferença pelos seus gestos de amor.
“Vamos fazer para que todos os dias possamos dar uma gota de água – AMOR - a quem precisa, nem que seja um simples sorriso”.
O nosso muito obrigada pelo momento muito emotivo que nos proporcionou e que ficará gravado na nossa memória para sempre.
Para que todos tenham consciência de que a água não é um bem inesgotável, deslocou-se à nossa escola uma colaboradora da empresa EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres), com o fim de alertar todos os alunos da nossa escola, incluindo os mais pequenos, dos perigos que corremos se todos se propuserem gastar sem limites, este recurso da natureza.
Foram expostas as várias formas de que dispomos para poupar água, a começar pelas tarefas mais elementares, sendo que se todos derem o seu contributo o Planeta agradece.
Tiveram ainda oportunidade de, através de um filme de animação, ficar a conhecer ou rever no caso dos mais velhos, o Ciclo da Água, em simultâneo com as diferentes fases de limpeza e desinfeção da mesma, que ocorre nesta estação de tratamento.
No âmbito das ações que têm vindo a ser desenvolvidas na “Semana da Leitura” realizou-se no dia 16 de março, sexta-feira, na Biblioteca Egas Moniz, da Escola Secundária Nuno Álvares, uma sessão celebrativa, que envolveu alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos.
Os alunos participaram de diferentes formas: leitura de textos de autores do programa, leitura de textos da sua própria autoria, declamação de poemas, sendo de ressaltar a interpretação memorizada da “Tabacaria” de um dos heterónimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos.
Esta atividade, que prendeu a atenção de todos os presentes, foi coordenada pela professora de Português Maria Celina Caldeira, com a supervisão da responsável pelo Centro de Recursos/Biblioteca Escolar e de outros professores.
No dia 15 de março de 2019, os alunos de 9º ano da Escola Faria de Vasconcelos, no âmbito das disciplinas de português, história, geografia e ciências naturais, e os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais de Apoio à Infância e de Auxiliar de Saúde, no âmbito das disciplinas de português e sociologia, realizaram uma visita de estudo a Constância, Mosteiro de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, sendo acompanhados pelos respetivos professores.
A saída da escola ocorreu pelas 7:45h com destino a Constância. Aí, os alunos começaram por observar a junção entre os rios Zêzere e Tejo e a Casa Museu de Camões. Puderam fazer uma visita guiada ao jardim Horto de Camões, tendo contactado com a flora que o poeta referiu na obra "Os Lusíadas", e ainda puderam observar o jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu, a Esfera Armilar e um painel de azulejos, assinalando a viagem de Camões até Macau.