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Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

O projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência – nasceu da iniciativa de um grupo de investigadores do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa – que, interpretando as grandes tendências e os grandes desafios que se colocam à educação e ao sistema de ensino em Portugal, entendem ser nas escolas e nas comunidades locais que reside o mais decisivo potencial de qualificação e de mudança social e cultural.

Pela primeira vez no nosso país, a universidade, os municípios e as escolas uniram‐se para potenciar os seus recursos e as suas competências específicas em torno de um objetivo comum: promover o princípio da excelência educativa, através de uma rede cooperativa, visando a comparação, a troca e a avaliação de experiências, soluções e modelos de desenvolvimento educativo.

O princípio da excelência mais não é do que a incessante busca de melhores soluções, processos mais eficazes e de desempenhos mais condizentes com o potencial que cada organização ou comunidade encerra e que é capaz de mobilizar para a concretização de aspirações e objetivos socialmente reconhecidos.

É geralmente reconhecido que o desafio da qualificação educativa não é uma responsabilidade exclusiva da escola. A importância da família, das comunidades locais, dos media ou das políticas educativas não pode ser dissociada da função capacitadora da escola e dos diferentes agentes que para ela contribuem, direta ou indiretamente.

A Rede ESCXEL é constituída por oito municípios, selecionados em função das suas características económicas e sociais e da diversidade de contextos educativos que encerram. Pretendeu‐se privilegiar os Municípios que, pelas suas características recentes, revelassem maior potencial de desenvolvimento educativo.

Um outro critério de escolha foi o da reconhecida vontade política dos seus responsáveis em transformar a educação das suas crianças e jovens e a qualificação dos estabelecimentos de ensino sediados nos seus concelhos numa prioridade dos seus programas e da sua ação.

Assim, constituem e são parceiros da Rede de Escolas de Excelência os Municípios de Batalha, Castelo Branco, Constância, Sardoal, Oeiras, Mação, Vila de Rei e Amadora.

Este é um projeto que pretende potenciar as competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa. A participação da Universidade Nova de Lisboa, através do CESNOVA, cinge‐se à sua competência técnica e científica.

 

Objetivos do projeto ESCXEL

O projeto ESCXEL orienta‐se em função de um conjunto sistematizado de objetivos que passamos a enunciar de forma sintética:

  1. Capacitar as escolas e as comunidades (alunos, professores, pais, cidadãos, decisores políticos) para a promoção da excelência educativa.
  2. Capacitar tecnicamente e assessorar os Municípios para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento educativo local.
  3. Identificar, difundir e monitorizar as boas práticas escolares.
  4. Desenvolver modelos de monitorização do desempenho e autoavaliação das escolas.
  5. Produção de conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais.

A prossecução destes objetivos assenta na sistematização e planeamento dos diferentes contributos de cada tipo de instituição. O princípio da complementaridade desses contributos decorre do respeito pelas competências que cada tipo de instituição se dispõe a mobilizar.

Os investigadores disponibilizam as suas competências científicas para que os restantes parceiros possam beneficiar de instrumentos de análise, diagnóstico e de intervenção, sustentados em metodologias construídas “à medida” dos contextos e dos problemas localmente identificados. É igualmente da sua responsabilidade a produção e divulgação dos estudos que venham a ser desenvolvidos, especialmente através de artigos científicos, relatórios e ações de formação académica.

Os Municípios contribuem com as ações de mobilização e coordenação dos recursos necessários, especialmente pela integração da vertente escolar nos seus instrumentos de desenvolvimento local e de ordenamento de território.

As Escolas contribuem com as suas competências, a sua experiência e a sua capacidade de inovação e qualificação para, a partir do seu exemplo, desencadear processos de difusão e propagação de boas práticas educativas e organizacionais.