30.11 CCB.Green project awardEm 2015, a 8ª edição do Green Project Awards em Portugal, escolheu para finalista, sob o tema "Iniciativa Jovem", o projecto "GPS e Meteorologia na protecção da floresta", desenvolvido pelo Clube Europeu/Meteor-Escola e pela disciplina de Geografia.

O Green Project Awards Portugal 2015 tem como objetivos premiar e reconhecer boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e instituições que atuem positivamente na construção do desenvolvimento sustentável e ainda, reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos.

O objetivo da atividade desenvolvida na Escola Cidade de Castelo Branco foi verificar de que forma a tecnologia que possuímos na escola poderia contribuir para a proteção da floresta e para a sua sustentabilidade. Nessa tecnologia englobam-se vários recetores de GPS, uma estação meteorológica convencional e outra automática. Através da georreferenciação de espécies vegetais, com recurso ao GPS, é possível ter conhecimento da distribuição geográfica das mesmas, informação importante para a prevenção e/ou combate de incêndios florestais. Os dados meteorológicos permitem estabelecer uma relação com as condições favoráveis à propagação de incêndios. O trabalho prático foi realizado pelo Clube e o debate sobre estes temas realizou-se nas aulas de Geografia.