netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O aluno Manuel Farias do 9º ano da Escola Cidade de Manuel FariasCastelo Branco, membro do Clube Europeu e do projeto Eco-Escolas, foi selecionado, a nível nacional, para integrar um grupo de apenas doze alunos portugueses e dois cipriotas, a fim de participar numa Missão Ambiental que decorreu de 28 de março a 2 de abril, em Portel, no Alentejo. O Manuel foi selecionado por ter participado no concurso, com uma reportagem sobre a poluição no rio Tejo. A qualidade da reportagem deu-lhe o passe para uma semana de grande atividade ambiental e de convívio com jovens de vários níveis etários, sendo o Manuel um dos mais novos do grupo selecionado. O grupo foi orientado por membros da coordenação nacional do programa Eco-Escolas, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Durante esta Missão no Alentejo, os jovens repórteres tiveram oportunidade de investigar aspetos relacionados com a sustentabilidade ambiental, económica e sociocultural do território, bem como desenvolver competências diversas como: investigação, escrita e trabalho em grupo. Visitaram a barragem do Alqueva e a Aldeia da Luz, a Aldeia da Estrela, o observatório de Monsaraz, o Museu Etnográfico e da Bolota, a Herdade do Vale da Rosa, o Centro UNESCO Aldeia das Ciências, a Herdade da Pereira – Hidroponia, a Central Fotovoltaica da Glintt em Évora, a Casa Sustentável da Amieira, a redação do jornal "Diário do Sul", entre outros locais, num programa bem recheado de múltiplas experiências, decerto muito enriquecedoras para as aprendizagens dos intervenientes. Deram ainda uma entrevista à Rádio Telefonia do Alentejo e participaram numa Conferência de Imprensa na Biblioteca de Portel.

Segundo o Manuel Farias:Central-Fotovoltaica «Para mim foi uma experiencia muito gratificante, pois tive a oportunidade de conviver e trabalhar com outros jovens de diferentes regiões de Portugal, e não só. Também gostei muito de, durante uma semana, investigar arduamente vários aspetos ambientais, de uma região tão pequena, mas com muito por explorar e ao mesmo tempo desenvolver várias competências que certamente, me serão úteis. Vou continuar a trabalhar para, no próximo ano, poder participar novamente na missão dos Jovens Repórteres para o Ambiente.»