netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco acolheu, no passado dia 4 de novembro, a palestra “Da idade da magia a Galileu”. O evento teve como preletor o investigador Paulo Maurício, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Organizada pela professora de ciências Físico-Químicas, Florinda Carrega, a palestra foi proferida para as turmas 7ºA e 7ºB, no âmbito das Ciências Físico-Químicas, e foi concretizada pelo projeto “O Espaço vai à Escola”, promovido pelo ESERO Portugal (European Space Education Resource Office), da Agência Espacial Europeia, em parceria com a Ciência Viva.

Nesta sessão, online, abordou-se o nascimento da astronomia e da cosmologia, e de como evoluiu o conhecimento nestas áreas. “Um percurso que se iniciou em tempos remotos, com o Homem primitivo. Visitou-se a civilização grega da Antiguidade, referindo algum do conhecimento astronómico e cosmológico por ela criado, e termina-se com os avanços que só foram possíveis graças ao trabalho de Galileu”, revela Paulo Maurício.

No âmbito do projeto “O Espaço vai à Escola”, cientistas e engenheiros que trabalham em várias áreas ligadas ao Espaço deram palestras exclusivas para as escolas de todo o País, a convite do ESERO Portugal. 

A palestra proporcionou aos nossos alunos uma nova experiência de aprendizagem com um investigador na área da Atrofísica, onde puderam levar mais além o seu entusiasmo pela ciência e pelo espaço.