No dia 7 de junho fomos visitar o Oceanário.

A partida foi bem cedinho. Depois do encontro na estação da CP rumámos a Lisboa, todos muito entusiasmados.

Chegados à estação do Oriente preparámo-nos para um almoço bem divertido na esplanada do Macdonalds.

Dirigimo-nos depois para o Oceanário onde já nos esperavam para uma visita guiada com o tema “Escanifoquê?”. Podemos então ver todos os animais “escanifobéticos” e também os outros, alguns já nossos conhecidos. Foi uma grande viagem onde podemos conhecer a riqueza e o fascínio da biodiversidade marinha e conhecer as espécies do Oceanário através de detalhes maravilhosos: olhos pintados, cores mais «exuberantes» e outros mecanismos de disfarce para escaparem aos seus inimigos.

Chegou a hora do regresso e apesar do cansaço, a viagem no comboio de regresso a casa foi sempre bem animada.

E já bem de noite chegámos a Castelo Branco, onde nos esperavam os nossos papás e mamãs bem ansiosos.

No dia 28 de maio, as crianças de 5 e 6 anos, do Jardim de Infância Cidade Castelo Branco, tiveram oportunidade de participar no Projeto Comer.com desenvolvido na Quinta do Chinco pela Câmara Municipal de Castelo Branco em parceria com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Este projeto tem como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis através da sensibilização para a importância de uma alimentação saudável e de prática de exercício físico.

Neste âmbito e de uma forma bem divertida todos puderam participar numa conversa sobre alimentação e saúde seguida de uma visita às Hortas Sociais da Quinta do Chinco sempre com a explicação sobre as atividades agrícolas aí desenvolvidas.

De seguida realizou-se uma aula de Educação Física, com jogos muito divertidos.

Foi uma manhã muito bem passada que ainda teve mais uma atividade. Foi mexer e escavar livremente na terra, com instrumentos adequados. Esta foi mesmo eleita a melhor de todas. Adoraram…

Obrigado a todos os que nos acompanharam na visita e prometemos voltar!!

O Projeto Hospital Bem Crescer está integrado no Projeto de Intervenção Bem Crescer-Mal Crescer e é habitualmente desenvolvido no espaço da ESALD-IPCB por alunos e professoras do Curso de Licenciatura em Enfermagem. É direcionado a crianças em idade pré-escolar e escola. Aqui são criados ambientes de prestação de cuidados de saúde simulados. Este Projeto tem como objetivo diminuir os medos das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais/centros de saúde/outros), à prestação de cuidados e aos profissionais de saúde.

Desta vez tivemos a sorte deste Projeto ter sido recriado no Jardim de Infância CCB.

As crianças trouxeram os seus brinquedos que se tornaram os clientes dos cuidados de saúde.

Foram criados diversos ambientes como triagem, consultas, enfermarias de pediatria e neonatologia, salas de medicação, tratamentos, serviço de urgência, onde os seus brinquedos “doentes” foram tratados com todo o cuidado por estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

  

 

O Jardim de Infância Cidade de Castelo Branco, no âmbito de uma prova de aptidão profissional de um aluno estagiário da ETEPA, no passado dia 2 de maio, foi visitar a Escola de Trânsito de Castelo Branco.

Apesar do frio que se fazia sentir (a pedalar… ninguém deu por ele…) foi uma manhã muito bem passada. Pena não haver lugar no autocarro para todos os grupos, no entanto, os que puderam usufruir da visita, divertiram-se e consolidaram aprendizagens sobre prevenção rodoviária.

No final, cantámos uma canção sobre o “trânsito” de que todos gostaram muito.

2017.11.10 magusto JICCB

Até parecia que estávamos no campo.

Um grande monte de caruma, algumas mãos habilidosas, alguns cestos que os Papás, tão simpaticamente, nos encheram de castanhas e uma inesperada tarde, de verão de S. Martinho.

Com todos estes ingredientes fizemos a nossa fogueira, assámos as nossas castanhas e saboreámo-las alegremente, com a ajuda de algumas canções alusivas à época.

No final, antes de irmos para casa, ainda enchemos uns cartuchos, feitos por nós, com algumas castanhas para saborear em família.

Até para o ano S. Martinho!!