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Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

Na semana de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, decorreram as Competições Nacionais de Ciência em REDE, promovidas pela Universidade de Aveiro. Estas competições decorreram em simultâneo em todas as escolas do país, inscritas, e para todos os ciclos de ensino, e são dinamizadas pelas escolas, sendo a escola responsável por toda a logística associada ao evento.  

Existem Competições em diversas áreas científicas e, este ano, alguns alunos da Escola Secundária Nuno Álvares, participaram na competição de Matemática – XeqMat. Participaram 46 alunos do 11º ano das turmas B, C, D e E e 2 alunos do 12º ano, turma B. Cada equipa de 2 alunos realizou uma prova online do seu ano de escolaridade. Cada prova é constituída por 20 níveis e 4 afirmações em cada nível, sendo o objetivo chegar ao nível máximo sem falhar em qualquer afirmação.

Nesta competição do XeqMat 11º ano, participaram 36 escolas e o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares conseguiu o 12º lugar, tendo três das equipas ficado bem classificadas. As equipas formadas pelos alunos José Ferro e Mariana Gonçalves (11ºB), Joana Silva e Madalena Moreno (11ºE), Rodrigo Cardoso e Tomás Afonso (11ºD) conseguiram o 3º, 7º e 9º lugar, respetivamente, em 290 equipas a nível nacional.

Neste ano letivo, os alunos puderam também realizar uma prova de cultura geral. Esta competição, PROVAQSABES, é destinada a alunos do ensino secundário tendo uma duração de 5 minutos, durante os quais deve ser validado corretamente o maior número de afirmações.

No dia 28 de abril, estes 48 alunos participarão nas Competições Nacionais de Ciência XeqMat e na competição PROVAQSABES, na Universidade de Aveiro e até lá, os alunos continuarão a treinar provas online disponíveis na plataforma do Pmate.

“Investe na tua saúde, para não teres de gastar com a tua doença”

No passado dia 10 de março, a turma do 12.ºTAS, no âmbito da disciplina de Saúde, dinamizou uma atividade de rastreio para a toda a comunidade escolar. Os alunos, com orientação da enfermeira Elisabete Carteiro, procederam à medição da tensão arterial, da glicemia, do índice de massa corporal (IMC) e também do nível de saturação de oxigénio. Durante a atividade, os alunos sensibilizaram a comunidade escolar para adoção de hábitos de vida saudável, uma alimentação equilibrada e promoção da prática de exercício físico, distribuindo folhetos e apelando à importância de se realizarem rastreios, pois estes constituem ferramentas poderosas para a proteção da saúde, permitindo detetar precocemente algumas doenças.

 

 

A Escola Secundária Nuno Álvares está comprometida com a realização dos sonhos dos seus alunos. Com o apoio do grupo 410 de Filosofia e das disciplinas de Português e Educação Física, os estudantes do 10º ano das turmas A, C, D, E e F tiveram a oportunidade, no dia 24 de fevereiro de 2023,  de transformar conhecimentos em prática, por meio de uma visita de estudo à Universidade de Coimbra e ao seu património mundial.

O objetivo da viagem foi proporcionar uma imersão na cultura de Portugal, explorando os mais diversos cantos do património da Universidade de Coimbra e da cidade, a fim de que os estudantes possam adquirir experiências valiosas para o seu sucesso, na escola e na vida. A oportunidade também foi aproveitada para aprender mais sobre cidadania e criar memórias para a vida.

Acreditamos que esta vivência irá contribuir significativamente para o crescimento pessoal e académico dos alunos, enriquecendo o ambiente educacional em nossa comunidade.

Professor Carlos Geraldes

As turmas do 11.º F, 11.º G e 11.º H deslocaram-se, nos passados dias 13, 14 e 17 de fevereiro, respetivamente, à indústria APTIV, na Zona Industrial de Castelo Branco. A visita enquadrou-se na “caracterização das áreas funcionais em resultado da expansão urbana” (AE), no âmbito da disciplina de Geografia.

Os alunos puderam, assim, entrar nas instalações do maior empregador do distrito, conhecer os fatores de localização industrial, que explicam a sua instalação aqui em Castelo Branco, e observar fotos documentais da história da empresa, nos seus momentos mais marcantes, desde o terreno para o início da construção até à atualidade. Assistiram ainda às várias fases do processo de produção, ficaram a conhecer as marcas de veículos com as quais trabalha e por que é “a empresa” de cablagens escolhida por essas marcas. Ficaram também a saber que esta é uma empresa premiada frequentemente e sem nenhum acidente de trabalho até agora, bem como os diferentes projetos inovadores que ali são criados. No âmbito dos recursos humanos, e com a preocupação de integrar os colaboradores de várias nacionalidades, é celebrado o dia do país de origem, através da sua gastronomia típica.

A visita foi muito apreciada pelos alunos por vários fatores, entre eles o contacto com o mundo empresarial in loco e em plena atividade, pela aplicabilidade dos conteúdos da disciplina e ainda por terem sido tão bem recebidos naquela importante unidade industrial. Os nossos maiores agradecimentos!

 

Professora Lucinda Araújo

 

No dia 30 de novembro, 16 alunos das turmas A, B, D, H e G do 11.º ano participaram no concurso internacional Best in English 2022, organizado pelo Institute for Competencies Development e pela Czech-us agency. O BIE, para alunos entre os 14 e os 19 anos de idade, visa incentivar os alunos do ensino secundário a aprenderem inglês e a melhorarem as suas competências na língua. A prova de 60 minutos apresenta duas partes de gramática, duas de compreensão escrita e 3 de compreensão oral, sendo o nível de exigência, em termos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, entre B1-C1. 

Foi a primeira vez que o AENA participou no Best in English, daí a decisão de apenas envolver as turmas do 11.º ano. A nível mundial, participaram 22 779 alunos, de 704 escolas de 34 países e a nível nacional 382 alunos de 10 escolas.

A aluna com melhor pontuação no AENA, Mariana Gonçalves, da turma B, obteve 100 pontos de um total de 118, tendo ficado na posição 3 a nível nacional e na posição 463 a nível internacional. 

A média das pontuações obtidas pelos 8 alunos com melhores resultados colocou o AENA na posição 5 a nível nacional (entre 10 escolas) e na posição 337 a nível mundial (entre 704 escolas). Os alunos com as 8 melhores pontuações foram Mariana Gonçalves, 11.ºB, Maria Inês Roque, 11.ºA, Pedro Dias, 11.ºB, João Ferro, 11.ºB, Inês Couto, 11.ºH, Sofia Maia, 11.ºG, Alan Marques, 11.ºB e Mercedes Almeida, 11.ºD. 

No dia 14 de fevereiro, pelas 17:30, procedeu-se à entrega dos Certificados na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares. A equipa de professores que tornou este evento possível e os alunos que participaram nele estão todos de parabéns.