netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco recebeu, no passado dia 27 de setembro, o Galardão Bandeira Verde, numa cerimónia que decorreu em Cascais, na Escola Salesiana de Manique.
Esta já é a quinta vez que a Escola Cidade de Castelo Branco é distinguida com a Bandeira Verde, a qual constitui um selo de qualidade ambiental e reconhece o trabalho ambiental desenvolvido pelas escolas.
A Bandeira Verde foi recebida por um grupo de 9 alunos e duas professoras, os quais, entre outros, integraram o Conselho Eco-Escolas.
A atribuição do Galardão Bandeira Verde decorre de uma criteriosa avaliação dos projetos apresentados, bem como do seu cumprimento, segundo critérios definidos internacionalmente, que exigem um grau elevado de qualidade.
A candidatura apresentada pela Escola inseriu-se no Projeto Escola + Amiga do Ambiente, no âmbito do Projeto Educativo, e pôs em prática uma metodologia que, não só contribuiu para a implementação de comportamentos ambientais dentro da escola, como também permitiu que os alunos transmitissem em casa e na comunidade, as preocupações com a sustentabilidade ambiental.
Além da receção da Bandeira Verde, o grupo que representou a Cidade de Castelo Branco assistiu à Gala Eco-Escolas, onde houve muita música, dança e algumas surpresas – com destaque para o lançamento do projeto “O planeta limpo de Filipe Pinto” destinado a consciencializar crianças e educadores para a importância de todos cuidarem do planeta.
O Eco-Escolas, que em Portugal já decorre há 17 edições e ultrapassou no ano letivo passado, mais de 1300 escolas aderentes, tendo 1154 demonstrado ser merecedoras da Bandeira verde Eco-Escolas. O projeto é coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) e pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).