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A turma do 1.ºA da CCB elaborou um livro para comemorar a semana da leitura. Este livro, que aqui se partilha, está de acordo com o projeto da turma "SABER para CRESCER MAIS", no qual a turma fez uma sementeira na sala de aula, que depois transplantou para uma horta exterior. Fica o livro criado pela turma nessa atividade.

Clique na imagem para ver o vídeo.

 

 

No dia 24 de fevereiro, os alunos de 4.º ano da Cidade de Castelo Branco participaram numa atividade promovida pela Biblioteca Municipal, onde puderam assistir à apresentação da peça de teatro “A Girafa que comia estrelas”, pela companhia de teatro infantil AtrapalhArte.

A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa é uma história sobre a amizade entre a girafa Olímpia e a galinha-do-mato Margarida. As duas amigas vivem verdadeiras aventuras em prol do futuro da savana.

Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar as crianças para questões relacionadas com as alterações climáticas, a importância da sustentabilidade e consciencialização ambiental.

 

 

 

Os alunos do 9.ºB da CCB acabam de submeter um projeto interdisciplinar aos Prémios Pilar Moreno Díaz de Peña, organizados pela Consejería de Educación de la Embajada de España e pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência. A partir da pintura “Las Meninas”, de Diego Velázquez, os alunos apresentaram a concurso a preparação de uma viagem cultural a Madrid, com destaque para os museus e monumentos , mas também para a geografia, a natureza e a gastronomia da capital do país vizinho. O desenvolvimento do projeto incluiu a produção de um vídeo com a participação de todos os alunos da turma, contando com as parcerias do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, do Jardim do Paço Episcopal e da Fábrica da Criatividade. Resta-lhes, agora, aguardar a decisão do júri.

 

Desde o dia 2 fevereiro de 2022, que decorre no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na CCB, uma exposição composta por trabalhos realizados pelos alunos dos 5.º C, D e E sobre “Prevenção da Covid-19”, sob a coordenação da professora Isabel Falcão.

Os trabalhos consistem pequenos cartazes com conselhos e regras para melhor segurança de todos. Alguns exemplos são: “Usar máscara”, “Arejar espaços”, “Tomar a vacina”, entre muitos outros. Estes conselhos estão acompanhados de ilustrações alusivas ao tema.

Para a sua realização, os alunos consultaram alguns vídeos disponíveis no site da Direção Geral de Saúde (DGS).

Mariana Reino e Raul Matos, Clube de Jornalismo da CCB

A Escola Cidade de Castelo Branco participou, em dezembro, na maratona rAn, com as turmas 5.ºA, 5.ºE, 7.ºB, 8.ºA  e 8.ºC. Nesta iniciativa, os alunos testaram o jogo rAn (Raising awareness about natural disaster).

Esta participação surge em resposta ao desafio proposto pelo NUCLIO – Núcleo interativo de Astronomia e pela InovLabs, na sequência de um workshop sobre o projeto rAn para os professores da escola.

O projeto rAn tem por objetivo ajudar os alunos a lidar com situações de emergência, através do desenvolvimento de um jogo que aumente a sua consciencialização e os prepare para estas. O principal objetivo do jogo é que o jogador sobreviva a um desastre e desenvolva uma comunidade resiliente no âmbito de riscos geológicos periódicos. O jogo está baseado numa storyboard dinâmica suportada por elementos interativos tais como quizzes, quebra-cabeças e mini-jogos. Juntamente com o jogo, será desenvolvido um Guia que fornecerá uma visão geral completa de todas as características do jogo.

De referir que naquele workshop os professores puderam participar numa discussão sobre a mais-valia da aprendizagem sobre desastres naturais através dos jogos educativos na sala de aula e explorar o jogo rAn.

Salienta-se que este jogo foi criado para alunos do 4.º ao 7.º ano, mas pode ser explorado por alunos de outras idades. Houve ainda uma introdução à programação de um mini-jogo sobre desastres naturais em Scratch.