18 de maio é o dia proposto  pelo  ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), para comemorar o dia Internacional dos Museus. Este dia abrem-se as portas dos museus gratuitamente, para que todos possam visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas atividades preparadas para comemorar o dia. O horário é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar estes espaços.

Este ano o ICOM escolheu o tema Hiperconetividade, termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias. As redes globais de conexões tornam-se cada dia mais complexas, diversas e integradas. No mundo hiperconectado de hoje os museus juntam-se a esta nova tendência por isso o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” para o Dia Internacional dos Museus 2018.

O serviço educativo da Fundação Manuel Cargaleiro preparou a atividade a partir da porta da vizinha do mestre, que ele nunca conheceu, mas recuperou anotando na mesma as 25 freguesias do Concelho. A cada aluno foi distribuído um iPad para fotografar a porta, escolher uma freguesia e posteriormente fazer um convite endereçado ao mesmo e aos seus munícipes para visitarem o Museu. No final tiraram uma fotografia ao convite e enviaram por email. Esperamos que respondam ao desafio pois o Museu é o Máximo, e a atividade realizada espetacular.