Na sexta-feira, 26 de janeiro, a aula de Expressão foi no CCC de Castelo Branco. Os alunos do 3º B da Escola Básica da Senhora da Piedade foram ver a exposição "Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa”, obras da Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito na Fundação de Serralves.

Iniciamos a visita com a audição do livro “O Museu” de Susan Verde e Peter H. Reynolds, um interessante livro sobre as emoções que nos transmitem as obras de arte. Mas, enquanto ouvíamos, o Vasco estava a observar a obra Mulher Rubensiana de José de Guimarães. Quando regressou descreveu-nos a obra de uma forma tão precisa que saíram trabalhos bem interessantes.

Após esta atividade, cada aluno escolheu uma palavra, colou-a na sua roupa e foi observar as cerca de 30 obras da exposição. Uma observação profunda pois tinham que associar a palavra que tinham a uma obra de arte. Uma atividade muito interessante e muito participada, cada aluno soube explicar muito bem a associação da sua palavra à obra.

Estes meninos (as) são uns artistas.