A Escola Básica da Senhora da Piedade recebeu, dia16 05 Intercambio Espanha 01 16 de maio, um grupo de 30 alunos, 3 professores espanhóis e uma professora de Língua e Cultura Portuguesa do Colégio Público Virgem de la Veja de Moraleja, Espanha, no âmbito de um intercâmbio escolar.

No período da manhã os alunos foram recebidos pela Direção do Agrupamento, pelo Senhor Presidente da Câmara e pelos alunos do 4º ano da Escola da Senhora da Piedade. A receção, feita pelos alunos do 4ºC foi em Castelhano e em Português, é que desde que se iniciou este trabalho, os alunos mostraram muito interesse nesta língua. Este primeiro momento terminou com a apresentação do hino do 4º C, música e letra original e que foi aplaudida por todos os presentes. Seguiu-se um jogo de apresentação, visita à escola e posteriormente os alunos foram divididos em três grupos, um visitou o Centro de Interpretação Ambiental, outro o Museu Cargaleiro e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, estes dois últimos a visita foi guiada pelos alunos do grupo de trabalho "Descobrir as Histórias da Nossa Cidade.

Pelas 12.30, reuniram-se todos no Parque da Cidade para uma caça ao tesouro.

Após o almoço, que se realizou na escola, os alunos visitaram a Biblioteca Municipal e assistiram à hora do conto, um conto espanhol, mas contado em português, claro está. Regressaram à escola lancharam e despediram-se, sentindo-se todos encantados pois esta atividade proporcionou a todos um dia de convívio, criou laços de amizade, desenvolveu competências linguísticas, valorizou a própria cultura e herança histórica, desenvolveu a compreensão, tolerância, respeito perante costumes e culturas diferentes, aboliu estereótipos e por fim proporcionou o trabalho em equipa.