O projeto CEI – Capacitar, Empreender, Incluir de Castelo Branco,Sessoes-de-psicopedagogia através do seu Eixo de intervenção no âmbito da Intervenção Familiar e Parental Preventiva da pobreza Infantil (Eixo II), implementou este ano letivo em parceria com o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares uma ação piloto junto das crianças da Escola Nossa Senhora da Piedade.

Esta intervenção passa pela dinamização de Sessões de Psicopedagogia com o apoio do Psicopedagogo Dr. Nuno Machado junto dos alunos da turma do 4º Ano Turma C.

As sessões de Psicopedagogia visam promover o sucesso escolar e combater o absentismo escolar através do diagnóstico das dificuldades no processo de aprendizagem junto das crianças e o fomento de estratégias de motivação de acordo com as capacidades individuais de cada uma destas, prevenindo as falhas existentes no processo de aprendizagem.

Este apoio integrado permite ainda a articulação com o acompanhamento Psicológico, caso sejam detetadas situações em que se justifique esta intervenção mais específica, contando para esse efeito com a colaboração do Gabinete de Psicologia (NAV) da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, entidade coordenadora e executora do projeto CEI de Castelo Branco.

Para este ano letivo, está assegurada a dinamização de um conjunto de 11 sessões de Psicopedagogia entre os meses de janeiro e junho de 2017.

Para o próximo ano letivo o projeto CEI de Castelo Branco pretende dar continuidade a estas sessões prevendo-se o seu alargamento a outras turmas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.