No dia 13 de março, os alunos do 5ºA da Escola Faria de Vasconcelos  partilharam as suas leituras com alunos do 1º ciclo.

Na disciplina de Português, os alunos de 5º ano têm um Projeto Individual de Leitura (PIL) e têm de apresentar, oralmente, um livro, por período. Aprenderam a preparar as suas apresentações com suporte em powerpoint; cada um criou e apresentou a sua na aula (ao longo do segundo período) e, no final, a turma escolheu algumas para a atividade “Leituras Partilhadas”, que integrava o Plano de Atividades de Português, em articulação vertical com uma turma de 1º ano (cuja docente foi professora do 1º ao 4ºano dos meninos que agora estão no 5º) e uma turma de 2º ano e inserida na “Semana da Leitura”.

Assim, foram dadas a conhecer cinco histórias de vários tipos, que agradaram a quem as ouviu e que constituíram uma experiência emocionante e enriquecedora para quem as contou.

Clube de Jornalismo/ Comunicação-FV

No final do mês de fevereiro, no corredor principal na Escola Faria de Vasconcelos, realizou-se uma exposição de maquetes de castelos medievais e da baixa pombalina.

Os alunos do 5º ano fizeram castelos, com orientação do professor Manuel Bento (de Educação Visual e de Educação Tecnológica) e  da professora Ana Paula Santos (de História e Geografia de Portugal). Como materiais, os alunos tiveram que usar: cartolina (castanha, azul e verde), caixas de sapatos, pedras, e basearam-se numa fotocópia que o professor lhes deu.

 Os alunos do 6º ano fizeram maquetes da baixa pombalina, com orientação dos mesmos professores e tiveram que usar: cartolina (azul, castanha e vermelha), cartolina brístol, cartolina ondulada, papelão, esferovite, cavalos (de brincar), soldados de chumbo e basearam-se em fotocópias da baixa pombalina.

Com estes trabalhos, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos nas disciplinas e treinaram o trabalho manual, fazendo trabalhos criativos.

Rafaela Vinagre e Matilde Roque, 6ºB

Clube de Jornalismo/ Comunicação – FV

Os alunos do 7º ano, da turma C, da Escola Básica António Sena Faria Vasconcelos, realizaram no dia 3 de janeiro uma visita ao Museu da Seda em Castelo Branco.

A vista foi organizada pelas docentes de Português, Ana Isabel Almeida, e História, Isabel Gil. A interdisciplinaridade dos conteúdos programáticos de ambas as disciplinas e o conhecimento vivenciado a partir da história da seda com os usos e costumes das gentes de Castelo Branco (salientou-se a importância da seda para o Bordado de Castelo Branco) tornaram a visita muito importante para os alunos envolvidos. Estes ficaram a conhecer o ciclo de vida do bicho da seda, todo o processo da produção da seda e a sua utilidade.

Um lugar a visitar novamente, de preferência na primavera, altura em que se podem observar os bichos da seda.

Os alunos do 7º C

A Biblioteca da Escola Faria de Vasconcelos 31 10 FV-Concurso-Exposicao-de-Halloweenrealizou, nos últimos dias do mês de outubro, um concurso chamado "Halloween is coming", que consistia em fazer fantasmas ou vassouras com materiais reciclados.

Os trabalhos concorrentes estiveram expostos no corredor central e os vencedores foram os seguintes:

Fantasmas

1º Lugar: Miguel Eusébio - 2º ano
2º Lugar: Rodrigo Martins -1º ano
3º Lugar: Maria Mendes e Sofia Santos - 4º ano (trabalho de grupo)

Vassouras

1º Lugar: Rafael Geirinhas, Santiago Manuel, Afonso Marques, Augusto Gois 4º ano e Isabel Gois - 2º ano (trabalho de grupo)
2º Lugar: Mariana Cardoso - 1º ano
3º Lugar: Martim Eusébio - 1º ano

Inspirados pelos personagens do livro de21.06 3A FV Livro Ilustrado em  Ingles leitura extensiva do seu manual de Inglês, os alunos do 3º A da EB Faria de Vasconcelos construiram um outro a que chamaram Our Little Zoo numa articulação vertical entre a disciplina de Inglês e a de Educação Visual (3º Ciclo).

Os alunos participaram ativamente em todas as fases da feitura do seu livro, desde a seleção dos personagens e a escolha do título, passando pela utilização de diferentes técnicas (recorte, pintura, colagem e encadernação) aplicadas em diversos materiais até à aprendizagem vocabular e de uso da língua inerente a cada uma das etapas.

No dia 21 de junho, os alunos do 3º A ofereceram o seu livro à Biblioteca Escolar e explicaram ao Professor Bibliotecário como o tinham feito e o que tinham aprendido com esta atividade que classificaram de fantástica, emocionante e divertida.