Os alunos de 4.º ano da EB Boa Esperança 27.05 Os nossos avós eram cientistas webestiveram presentes na Escola Superior Agrária, no pretérito dia 27 de maio, para receberem o prémio referente ao 2.º lugar do concurso/ categoria turma: "Os nossos avós eram cientistas".

O concurso é uma iniciativa do Centro Ciência Tradição e Cultura, coordenado pelas docentes da Escola Superior de Educação Dr.ª Helena Tomás, Dr.ª Margarida Afonso e Dr.ª Paula Peres que pretendem recuperar tradições, enquadrando-as no mundo da ciência e da criatividade.

Assim, os alunos conceberam a história Dona Sementinha Linácea que pretende dar a conhecer aos leitores os "mil trabalhos" por que passa a planta do linho. O ofício de outrora surge bem explicado num cenário ficcionado que todos os alunos de 4.º ano da EB Boa Esperança ajudaram a construir.

A canção foi composta pela turma e serve de apoio ao texto, sendo mais um recurso ao serviço do conhecimento dos costumes de outrora. Numa melodia fácil de aprender, resume-se a história que fala do que se não ouve falar todos os dias: a cultura do linho.

Quem não gosta de uma história de rainhas? Quem não gosta de uma fada com poderes mágicos? Quem não gosta de um final feliz?

Fica o convite à leitura e a felicitação aos premiados: Parabéns!