Um dos momentos de um trivial dia do mês de janeiro31 01 BE TPC1 transformou-se numa ocasião de festejo por parte dos alunos da turma de 4.º ano da EB Boa Esperança.

A manifestação de contentamento deveu-se à marcação de um trabalho de casa, vulgo TPC, ao que todos corresponderam entusiasticamente, elevando os braços: "Viva o trabalho de casa!". A tarefa reportava-se a um "Trabalho de pesquisa sobre a Lua".

Marcar um trabalho de casa é um ato tão rotineiro quanto assistir às aulas, mas a verdade é que, pelo insólito da reação e pela realização da dita tarefa por 100% dos alunos, a situação merece ser partilhada.

Os trabalhos de casa são bem-vindos e os que suscitam curiosidade põem, ao mesmo tempo, em ação múltiplas capacidades e apetências ao invés de um trabalho de mera exercitação. Os alunos apresentam-nos oralmente e garantem ao mesmo tempo um bom nível de autoestima e segurança. O atrativo das tecnologias contribui também para a adesão, pois os alunos procedem ao envio por e-mail. Pode dizer-se que a Lua está mais próxima destes alunos que já no 1.º ciclo elaboram e continuarão e realizar trabalhos de pesquisa que abrem caminho ao 5.º de escolaridade, que já se entrevê no horizonte.

Eis o testemunho de dois alunos da turma.

"Eu gostei muito de fazer o trabalho de pesquisa sobre a Lua, porque para mim foi o melhor trabalho que a professora já mandou fazer, primeiro porque foi para realizar em PowerPoint, o que para nós já seria uma novidade, segundo porque podíamos utilizar a Internet para fazer a pesquisa, o que não acontece todos os dias. Na minha opinião o trabalho foi bastante motivador por se tratar de algo novo que nos prepara para os desafios do quinto ano."

Gabriel Santos

"Sinto que todos nós trabalhámos muito para conseguir todas estas informações sobre a Lua. Aprendemos várias coisas, estamos todos de parabéns."

Leonardo Bento