SegurArte foi o título sugestivo que levou a professora dos alunosSegurArte-EB-Boa-Esperanca 2 de 4.º ano de escolaridade a inscrevê-los nesta iniciativa promovida pela Scutvias. No dia 20 de outubro, as atividades tiveram lugar na Escola da Boa Esperança e contaram com um público entusiasta e atento.

SegurArte traduz, como a própria palavra o define, a preocupação com as nossas crianças em termos de proteção e cuidado, ao mesmo tempo que se veiculam ensinamentos de âmbito rodoviário, com arte, pois foi de forma muito ativa que os alunos concretizaram, de modo lúdico e criativo, um vasto conjunto de regras, procedimentos e atitudes a ter em linha de conta para que os sinistros não sucedam.

Foi tempo de circular pelo grande tabuleiro gigante feito em tecido, prestando provas, dramatizar, experimentar situações de trânsito simuladas, dançar, observar material sinalizador... adquirindo um saber mais sólido e vivenciado por esta via. Paralelamente, pretende-se que as crianças sejam agentes de mudança e alerta para a própria comunidade educativa para que o lema "ver e ser visto" ganhe todo o sentido.

SegurArte-EB-Boa-EsperancaA segurança é um tema transversal a todos os anos de escolaridade pois, para além do seu caráter formal em termos de sinalética e regras de trânsito, é uma questão de cidadania e, como tal, reveste-se de atualidade permanente, sendo um importante contributo para a formação de cidadãos conscientes.