No âmbito da comemoração do Dia de São Valentim, decorreram, na Escola Cidade de Castelo Branco, várias atividades promovidas pela Biblioteca Escolar, com o objetivo de a data ser, mais uma vez, celebrada pela comunidade educativa.

Os alunos do 3ºciclo produziram textos de opinião acerca do tema “Amor”, que foram objeto de um concurso e uma exposição. Os alunos, em geral, contribuíram para a concretização de outra exposição, constituída por trabalhos alusivos ao Dia de São Valentim, em que os participantes “deram asas” à criatividade, produzindo poemas, acompanhados de ilustrações.

Ainda no contexto da comemoração do Dia de S. Valentim, deslocaram-se à Biblioteca da Escola, nos dias 8 e 15 de fevereiro, as turmas dos 1ºs e 2ºs anos, acompanhadas pelos respetivos Professores Titulares, a fim de assistirem à Hora do Conto. A Hora do Conto viajou ainda até à EB1 e JI dos Escalos de Baixo. A obra selecionada foi “O Sapo Apaixonado”, da Editora Caminho. A leitura da obra, levada a efeito, pela Professora Bibliotecária, foi acompanhada por imagens, tendo suscitado grande interesse e expectativa nos ouvintes. O conto veio corroborar e confirmar as opiniões que os alunos manifestaram, de uma forma expressiva, antes de ouvirem a história, quando interpelados pela contadora acerca do significado de “O que é estar apaixonado?”Surgiram, de uma forma expressiva e, de rompante, respostas como: «É sentir amor por alguém!»; «É sentir paz!»; «O coração bate mais rápido!» Esta hora mágica, em que os ouvintes e a contadora entram num mundo maravilhoso, foi realizada também na EB da Boa Esperança e para todos os alunos da EB e Jardim de Infância dos Escalos de Baixo.

Com este conto, os alunos puderam também comprovar que o Amor é um sentimento abrangente e que não conhece barreiras.