No dia 9 de março , os alunos do sétimo ano de9 3 17 7ano visitamonsantopengarciaidanha escolaridade da Escola Cidade de Castelo Branco tiveram a oportunidade de visitar as aldeias históricas de Monsanto, Idanha-a-velha e Penha Garcia. Se nos dois primeiros locais o principal objetivo foi o de contextualizar aprendizagens relacionadas com a disciplina de História, no último local a " Rota dos Fósseis" proporcionou uma aula ciências em plena natureza. Para além de contextualizar aprendizagens feitas na sala de aula houve igualmente oportunidade de conhecer o nosso património local e regional, tantas vezes menosprezado e esquecido.

Os alunos foram acompanhados pelos professores de História e respetivos Diretores de Turma. Para melhor tirar partido desta visita, tanto em Monsanto como em Penha Garcia as visitas foram orientadas pelos guias da Naturtejo, que de uma forma motivadora e deveras enriquecedora fizeram compreender a todos os presentes, a forma como os condicionalismos naturais da nossa região modelaram os homens e as suas atividades ao longo de séculos.

A sensação de descoberta foi praticamente comum a todos os participantes. É interessante referir que sendo locais tão próximos da nossa escola, não são conhecidos pelos nossos alunos que ficaram surpreendidos com a riqueza patrimonial dos locais visitados.

A visita foi classificada como extremamente útil para a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas envolvidas, pela grande maioria dos discentes envolvidos.

Uma experiência que agradou a todos os participantes e que deixou na maior parte dos presentes uma vontade de voltar.