O escritor José Pires e a ilustradora Maria Bouza estiveram presentes na Escola Secundária Nuno Álvares, na manhã do dia 11 de Abril de 2018, entre as 10:00 e as 13:30, para conversarem com alunos sobre o trabalho que cada um tem vindo a desenvolver no universo da ficção.

A ação, integrada no ‘FRONTEIRA – FESTIVAL LITERÁRIO DE CASTELO BRANCO’, foi organizada em articulação com a Biblioteca Escolar e dividiu-se em duas partes, uma dirigida a alunos do terceiro ciclo de escolaridade, em que participaram três turmas e outra dirigida a alunos do ensino secundário, com três turmas. O público, em ambas as sessões, mostrou entusiasmo participando ativamente, colocando questões e ouvindo atentamente as palavras dos conferencistas.

Recorde-se que José Pires é um autor e tradutor albicastrense que, desde há muito, tem uma intervenção cultural na cidade, tanto ao nível da educação, como da animação cultural e do teatro, sendo também comissário, desde a primeira edição, do FRONTEIRA. Maria Bouza, por sua vez, é ilustradora de livros e designer gráfica de cartazes, que tem participado em exposições colectivas em Portugal e Espanha.Em 2015 apresentou o seu primeiro álbum ilustrado em co-autoria com a escritora Manuela Castro Neves e está neste momento a preparar o segundo livro pela editora Máquina de Voar.