O Agrupamento de escolas Nuno Álvares de Castelo2017.10.28 foto empretic Branco integra o projeto EMPRETIC – "Empreendedorismo, Redes Educativas e Utilização das TIC", cujo objetivo principal é o fomento do espirito empresarial dos alunos do ensino secundário através de projetos transfronteiriços de inovação educativa baseados no uso de novos suportes TIC e centrados em atividades económicas tradicionais.

No âmbito deste programa, serão elaborados projetos inovadores para fomentar o espirito empresarial dos alunos, baseados numa rede virtual de centros educativos, pertencentes às direções de serviços das regiões do Norte e Centro de Portugal e à Direção Geral de Inovação e Equidade Educativa da Conselharia de Educação da Junta de Castilha e Léon de Espanha, a rede EMPRETIC. Esta rede colaborará para fomentar o espirito empresarial, realizará encontros transfronteiriços de alunos para o intercâmbio e a visibilidade dos resultados dos seus projetos, formará docentes em empreendedorismo e no uso de novos suportes TIC e irá por em prática projetos de inovação educativa acerca da promoção, em novos suportes digitais, de atividades económicas tradicionais do seu âmbito geográfico.

No âmbito deste projeto, o ato inaugural decorreu nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em Moimenta da Beira, e contou com a presença da Senhora Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Delegada Regional de Educação do Centro, o Delegado Regional de Educação do Norte e o Jefe de Servicio de Formación del Professorado de Castilha e Léon. Estiveram ainda presentes os estabelecimentos de ensino que integram o projeto: 8 escolas portuguesas e 8 escolas de Castilha e Léon de Espanha.

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares participa com alunos do 10º ano que frequentam a disciplina de Espanhol e tem como parceiro a escola de Alcanizes. Cada escola irá desenvolver uma atividade que promova os produtos tradicionais da sua região. No âmbito destes encontros transfronteiriços de alunos EMPRETIC, os alunos da escola de Alcanizes visitam Castelo Branco nos dias 19 e 20 de abril e os alunos do Agrupamento Nuno Álvares visitam Alcanizes nos dias 3 e 4 de maio.