Inês Ramalho, aluna do 6.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco,29 04 CCB Pangea destaque nacional1 alcançou a pontuação máxima a nível nacional no concurso Pangea, promovido pela Egitim Plataformu – Associação de Educação Académica. A competição decorreu no passado dia 29 de abril, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, tendo a aluna uma prestação notável ao conquistar o máximo de pontos, no seu escalão competitivo.

Além da Inês, a escola albicastrense contou com vários participantes na fase nacional, depois de terem sido apurados numa primeira fase do concurso, realizada online. Os alunos Maria de Castro, Afonso Carrega, Laura Diogo, Inês Almeida, Rodrigo Quadrado e Matilde Bráz também competiram, tendo obtido resultados brilhantes, que os colocam numa posição honrosa no panorama nacional.

Este concurso de matemática, denominado Pangea, que este ano atraiu 900 estudantes do ensino básico e secundário à fase nacional, realiza-se anualmente sob o lema "Matemática para todos", com o objetivo de unir estudantes de diferentes locais, estratos sociais e níveis de ensino, perspetivando que os mesmos se tornem entusiastas por esta área de conhecimento. Esta iniciativa de promoção e partilha de experiências decorreu, no total, em cerca de 17 países europeus, incluindo Portugal.

Diversos docentes do Departamento de Matemática do ISEP integraram a Comissão Científica e auxiliaram na dinamização das provas, tendo em vista o apoio a iniciativas pedagógicas fortemente direcionadas para a motivação do estudo e ensino da matemática.

Será no dia 20 de maio que a Inês Ramalho se deslocará ao Porto para receber o seu prémio, numa cerimónia a celebrar no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia.