Neste ano letivo, o dia 6 de outubro - Dia dos Castelos - Dia castelos 02foi marcadamente registado e vivido com uma aula de história viva, com a ida ao castelo, contada in loco por quem tão bem conhece a história e os meandros da nossa cidade, o professor Teodoro Prata. Todos os alunos de 4.º ano do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares tiveram o privilégio de aumentar o seu saber neste domínio.

Calcorrear as ruas que sobem ao castelo, à medida que as explicações iam sendo dadas, foi o começo de uma aventura que passou pela descrição detalhada da zona cimeira do castelo e culminou na Torre do Relógio. Em jeito de descoberta, os alunos foram desafiados a revelar nomes cujas pistas de solução se encontravam no mapa distribuído para o efeito.

Dia castelos 01O enquadramento histórico e social da nossa cidade, o significado e relevância da toponímia, o horizonte que se estende até Espanha se entrever, bem como as curiosidades desvendadas traduziram-se em conhecimento e a disponibilidade do professor Teodoro demonstra a ligação que os professores dos vários ciclos mantêm entre si.