BE Pais empreendedores 01O ano ficou marcado pela intervenção de pais que deram o seu testemunho sobre o que é ser empreendedor. A iniciativa decorreu nas duas turmas de 3.º ano da Escola Cidade Castelo Branco e da EB Boa Esperança.

Na Escola Cidade de Castelo Branco, os pais dos alunos do 3.º A e do 3.º B falaram das suas experiências, dos seus sonhos e da sua ação empreendedora. Os alunos corresponderam da melhor forma mostrando-se atentos e interessados. A ação foi de tal forma interessante que, no final, os alunos colocaram inúmeras questões às quais os pais convidados responderam com grande empenho e satisfação. Foi uma hora bem passada e motivadora para todos!

Os três encarregados de educação da turma de 3.º ano da EB Boa Esperança foram entrevistados pelos alunos da turma, os quais prepararam previamente o questionário escrito. Os entrevistados foram as figuras de destaque e revelaram diferentes pontos de vista.

BE Pais empreendedores 02A mãe da Lara, da Margarida e do Tomás apresentaram três modos diferentes de cumprirem os seus anseios, quer cumprindo a linha do negócio da família - decoração de interiores -, quer concretizando o anseio de criar uma empresa que conjugasse os valores com a necessidade de estar junto da família - venda de artigos para criança-, aplicando o princípio da reutilização e de estima pelos artigos que a criança dispõe no seu dia a dia, ou mesmo dando seguimento a uma iniciativa rural dos progenitores de harmonia com a formação inicial do encarregado de educação.

Perpassou pelas ações a ideia de persistência, resiliência em levar por diante um sonho. As contrariedades, os estudos de mercado, os investimentos, a formação, as matérias-primas, o controlo dos produtos, a satisfação dos clientes... estiveram entre os vários tópicos explanados. Em suma, ser empreendedor revela-se a atitude que deve presidir à conduta do indivíduo, seja estudante ou profissional. Deu-se, pois, voz ao lema de "todos conhecedores, todos empreendedores".

BE Pais empreendedores 03 BE Pais empreendedores 04