Oitocentos alunos do ensino básico e do ensino secundário do Concurso-de-leitura jan1Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco participaram na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 8 de Janeiro de 2015 e dinamizada pela Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.

Em ambos os níveis de ensino foram aplicadas provas diferentes que apresentavam um grau elevado de exigência, bem como critérios de correção muito rigorosos.

As obras lidas foram: Bichos, de Miguel Torga; Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner; os da minha rua, de ondjaki; Contos, de Vergílio Ferreira; A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós.


Concurso-de-leitura jan2Do ensino básico, foram apurados para a fase seguinte, a distrital, as seguintes alunas: Beatriz da Silva Mendonça (9.ºA), Maria Rita Tristan (9.ºA) e Marta Fernandes Pereira (9.ºA).
Beatriz Leitão Gomes Coelho (12.ºC), Rita Rodrigues (10.ºA) e Carolina Pereira Abrantes Monteiro (10.º C) são as alunas que irão concorrer pelo ensino secundário.
A esta fase, se conseguirem ser apuradas, disputarão a fase nacional.