netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

GRUPO 100 - PRÉ-ESCOLAR

Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:

CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 100

LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 100 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 55

 

The english teacher challenged the students to build eco-friendly cribs as a final project in class before Christmas.

The students accepted the challenge and  created different kinds of cribs using their imagination and recyclable materials such as mobile phones´ boxes, straw, pine cones, cork, tree branches, yogurts´ caps, moss, cardboard box and polystyrene.

The students enjoyed doing this activity and did several types of sustainable cribs instead of using materials that pollute the environment.

 

Teacher Dolores Fidalgo                                                                          December 2022

 

                          Tradução

A professora de Inglês desafiou os alunos da turma Efa para construirem presépios amigos do ambiente, como projeto final de turma antes do Natal.

Os alunos aceitaram o desafio e criaram diferentes tipos de presépios, usando a sua imaginação e materiais recicláveis como caixas de telemóveis, palha, pinhas, rolhas de cortiça, ramos de árvores, tampas de iogurtes, musgo, cartão e esferovite.

Os alunos gostaram de realizar esta atividade e fizeram presépios auto sustentáveis em vez de usarem materiais que poluem o ambiente.

No dia 9 de janeiro de 2023, realizaram-se duas palestras, uma para o básico (dirigida aos alunos do 8ºano da escola Cidade Castelo Branco, às 10.30h) e outra para o secundário, pelas 14.30, na escola Secundária Nuno Álvares). O tema das palestras - “Saúde mental e o medo do futuro” - foi escolhido pelas professoras que integram o clube de voluntariado “Partilha” da escola secundária Nuno Álvares, por entenderem a relevância do mesmo no contexto atual das escolas, especialmente no pós-pandemia.

A palestra foi orientada pelas psicólogas Maria João Carmona e Carolina Almeida, sendo estas coadjuvadas pela professora Dolores Fidalgo, coordenadora do clube “Partilha”, que orientou a sessão final de perguntas e respostas.

Esta sessão teve muito eco nos estudantes que colocaram muitas questões, tendo sido frisado sobretudo pelos alunos do secundário a dificuldade de lidarem com o stress que a escola lhes impõe no dia a dia e a pressão das médias, para acesso ao ensino superior, sendo a escola, por isso, muitas vezes, não um espaço de pura alegria, mas também um reservatório misto de emoções mais obscuras, entre as quais a ansiedade e medos/fobias  que surgem cada vez com mais frequência entre a juventude.