Tampinhas 01O projeto consiste na recolha de tampinhas de plástico, ao longo do ano letivo, começando com uma sensibilização a todas as turmas, desde o Pré-escolar até ao 9ºano. Os alunos são incentivados a contactar estabelecimentos comerciais junto das suas residências, cidadãos albicastrenses seus conhecidos e, claro, as suas famílias, no sentido de todos juntarem tampinhas e entregarem-nas na escola. No final do ano, no Dia Eco-Escolas, as tampinhas recolhidas são entregues a uma instituição de solidariedade social. Deste modo, estamos a contribuir para reduzir os resíduos e, por outro lado, para uma causa social e solidária.

Memória descritiva
O projeto já vem de há vários anos. No início de cada ano letivo, os membros do conselho Eco-Escolas fazem uma sensibilização às turmas da Escola para que recolham tampinhas de plástico e as levem para a escola em sacos ou garrafões de plástico. Também os professores e funcionários são alvo desta sensibilização.

Tampinhas 02Ao longo do ano, cada delegado de turma vai registando o número de garrafões ou de sacos que são entregues pelos membros da sua turma.

Os membros da comunidade escolar dirigem-se também a estabelecimentos comerciais da cidade (cafés, restaurantes, supermercados) e pedem para que lhes guardem as tampinhas que, posteriormente são recolhidas ou entregues na escola pelos proprietários dos estabelecimentos.

No final do ano letivo, os garrafões e sacos são colocados no pátio de entrada da escola, dispõem-se formando um determinado desenho (com o apoio de uma professora de Educação Visual).

Todas as turmas s concentram no pátio e faz-se a entrega das tampinhas um representante de uma instituição de solidariedade social que utiliza as tampinhas para obter fundos para aquisição de materiais de apoio a pessoas idosas ou com deficiência.

Ao recolhermos as tampinhas estamos a evitar que as mesmas se transformem m lixo e, por outro lado, estamos a ajudar alguém que precisa.