No âmbito do projeto Eco-Escolas, a turma do 4º B respondeu ao “Desafio UHU” que propunha a produção de um painel, com recurso a colagens e à reutilização de materiais, que representasse um espaço florestal e que incluísse mensagens relativas à Floresta.

O desafio teve como objetivos:

- Estimular, através de atividades práticas, o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular;

- Educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas florestais;

- Desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica.

As fotos do painel e a memória descritiva podem ser vistos em:

Fotos e memória descritiva

l

Este ano, a Escola Cidade de Castelo Branco iniciou o Dia Eco-Escola, 5 de junho, também Dia Mundial do Ambiente, com uma parte significativa de alunos, professores e funcionários, a deslocar-se a pé para a escola. A localização do estabelecimento de ensino numa periferia da cidade, dificulta as deslocações a pé devido às grandes distâncias a percorrer, contudo, muitos corresponderam ao apelo e algumas turmas até se organizaram com os respetivos diretores de turma para fazerem a deslocação do seu bairro até à escola, a pé.  

 

Os alunos Clube Europeu, do programa Eco-escolas e da turma do 7.ºE (2017/18) estão a dar continuidade a um trabalho de georreferenciação das espécies arbóreas e arbustivas da nossa escola. Pretende-se fazer a georreferenciação de todas espécies - associar a cada espécie a sua localização absoluta, ou seja, atribuir um valor de latitude, longitude e altitude, com a utilização dos receptores de GPS que a escola possui. Este trabalho está a ser complementado no terreno, com a colocação de novas placas que identificam as espécies e um QR Code para cada uma. Desta forma, qualquer elemento da comunidade escolar poderá conhecer as árvores que com eles crescem e, se tiverem nos seus dispositivos móveis um leitor de QR code, podem aprofundar os seus conhecimentos sobre a biodiversidade vegetal existente nos nossos espaços verdes.


Explora o mapa interativo! (Clica na imagem)

Todas as semanas, novas espécies serão georreferenciadas.