A Escola Cidade de Castelo Branco recebeu, durante dois dias, um grupo de professores, formadores e membros de ONG’s de caráter ambiental e de voluntariado, todos ligados à educação, vindos da Croácia, para conhecer o trabalho realizado na nossa escola e, ao mesmo tempo, partilhar experiências educativas postas em prática nos dois países.

A escolha da Escola Cidade de Castelo Branco e o contacto estabelecido com a Direção do Agrupamento, resultou do conhecimento que os croatas tiveram sobre as atividades de carácter ambiental, social, cultural e outras, através das páginas web onde as mesmas são divulgadas.

Os alunos do Clube Europeu e alguns do projecto Eco-Escolas, bem como o grupo de Percussão foram os principais anfitriões mas, vários grupos desde o Pré-Escolar, passando pelas turmas do 4º ano do 1º ciclo e até do 9º ano, acolheram os visitantes, nas suas salas de aula, com grande interesse e entusiasmo. Também diversos professores de várias áreas e pessoal não docente colaboraram nesta receção. A autarquia albicastrense apoiou esta visita dos croatas a Castelo Branco, quer através da cedência de transporte para as deslocações dentro da cidade, quer através de uma receção na sede dos Serviços Municipalizados e da oferta de um jantar num restaurante da cidade. No âmbito da parceria com a Cáritas, relativa ao projeto ambiental e social de recolha de tampinhas, que é já uma tradição da Escola Cidade de Castelo Branco, colaborou também nesta receção a presidente daquela associação.

Foi muito interessante ter conhecimento de diversos aspetos do sistema educativo da Croácia, da forma de trabalhar dos profissionais da educação que nos visitaram, bem como a troca de ideias e de experiências.

O grupo, de regresso à Croácia, manifestou o seu agrado pela forma hospitaleira como foram recebidos e agradeceram o facto de lhes termos “aberto as portas” da escola e das salas de aula.