O Clube Europeu/ Meteor-Escola comemorou de 122017.11.15 CCB GISDay a 18 de novembro, a Semana Internacional dedicada à Geografia e aos Sistemas de Informação Geográfica, cujo objetivo é demonstrar as aplicações práticas dos conhecimentos geográficos que fazem a diferença na nossa sociedade.

O GIS Day (Geographic Information System) integra-se na Semana da Consciência Geográfica e foi comemorado com uma pequena palestra sobre Sistemas de Informação Geográfica, proferida pelas professoras de Geografia e dirigida aos alunos do Clube Europeu/Meteor-Escola. Os próprios alunos organizaram um Pedy-paper onde os conhecimentos de carácter geográfico foram fundamentais.

Como é tradição a nível mundial, neste evento promovido pela National Geographic Society, também a nossa escola comemorou o dia com um lanche convívio e com um delicioso bolo do GISday.

Durante a Semana da Consciência Geográfica esteve patente, no átrio principal da escola, uma exposição sobre a "História da Cartografia", "A Geografia através da Janela" e "Mapas Mentais". Todos estes trabalhos foram elaborados por alunos de 7º e 8º anos.

Como sempre, o evento foi registado, no site oficial do GisDay e pode ser acompanhado em http://www.gisday.com/

Mais um ano se passou e mais uma vez a Escola Cidade de Castelo27 09 CCB Bandeira-Verde Mafra Branco foi contemplada com o Galardão Bandeira Verde, atribuído pelo programa Eco-Escolas A Bandeira Verde foi recebida por um grupo de nove alunos e duas professoras, que, entre outros, integraram o Conselho Eco-Escolas, num encontro nacional que decorreu no dia 27 de setembro, em Mafra e que reuniu mais de 4000 participantes. Apenas três escolas do nosso concelho obtiveram esta distinção. Os participantes das três escolas deslocaram-se, em conjunto, em transporte cedido pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

Este ano, a Impressora de Sorrisos – Loja Solidária da Escola, participou na mostra organizada em Mafra e teve grande sucesso junto do público que mostrou imenso interesse pelo tipo de trabalho que é realizado. A mostra serviu de motivação para outras escolas que pretendem seguir o mesmo tipo de projeto solidário e amigo do ambiente.